CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Polícia Federal conclui que autor do pedido de CPI dos Atos Golpistas encorajou atos antidemocrático

Deputado André Fernandes (PL-CE) tem indícios de crime, diz PF

O Liberal

A Polícia Federal concluiu que o deputado André Fernandes (PL-CE) incitou atos antidemocráticos que resultaram na invasão e destruição das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, logo após a posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O deputado é investigado no Supremo Tribunal Federal  a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) a partir de postagens feitas nas redes sociais. Em uma delas, publicada no dia 6 de janeiro, ele divulgou “ato contra governo Lula” na Praça dos Três Poderes, em Brasília, naquele fim de semana.

VEJA MAIS

image Primeira reunião da CPMI do 8 de janeiro foi marcada por discursos e bate-bocas; vídeo
Comissão será presidida pelo deputado federal Arthur Maia (União-BA).

image Marcos do Val, Damares, Girão, Moro: saiba quem são os titulares e suplentes da CPMI do 8 de janeiro
Comissão mista que vai investigar os ataques à sede dos três poderes, em Brasília, foi instalada nesta quinta-feira. Nenhum deputado ou senador do Pará v

image Ataques em Brasília: CPI mista para investigar atos de 8 de janeiro é instalada
Deputado Arthur Maia (União-BA) é o presidente e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) foi indicada como relatora

No dia 8 de janeiro, depois que os atos haviam começado, André Fernandes também publicou uma imagem com a porta de um armário com o nome do ministro Alexandre de Moraes, na qual inseriu a seguinte legenda: ‘Quem rir, vai preso’.

Em nota, o deputado disse que “se fazer uma crítica ao ativismo judicial for crime, então não existe mais democracia no Brasil. Gostaria muito de depor na CPMI do 8 de janeiro, dessa vez publicamente, à luz do dia, para que o povo brasileiro veja o quão absurdo é essa investigação”.

Instigar o crime

A PGR vê incitação ao crime e a provocação da prática de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. “Depreende-se que ele coadunou com a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes e conferiu ainda mais publicidade a ela, (tendo em vista o alcance das suas redes sociais), restando, portanto, demonstrada sua real intenção com aquela primeira postagem, que era a de incitar a prática delituosa acima citada”, dizem os investigadores.

O deputado já afirmou em depoimento à PF, que "a ocupação de prédios e a depredação de patrimônio não se trata de ação democrática" e que "em nenhum momento convidou, estimulou ou convocou manifestações em frente aos quartéis".

image Sobre 8 de janeiro, ex-presidente Bolsonaro diz que 'marginais fizeram aquilo'
Ainda segundo Bolsonaro, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha conhecimento dos atos extremistas

image Em mais de duas horas de depoimento Bolsonaro é questionado sobre vacinas e atos de 8 de Janeiro
Terminou após duas horas e trinta minutos na sede da Polícia Federal, em Brasília, o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Cerca de 60 perguntas foram feitas a Bolsonaro e todas respondidas.

image Auxílio Brasil pagou R$3,8 bilhões indevidamente em 2022, afirma CGU
Mais de 800 mil famílias receberam o benefício de maneira indevida entre janeiro e outubro de 2022; benefício passou a se chamar Auxílio Brasil durante o governo Bolsonaro

A polícia ressaltou ainda que "o compartilhamento, pelo próprio investigado, das referidas imagens de destruição do patrimônio público contraria a sua fala de que no dia 08/01/2023, ainda durante os ataques, publicou na sua conta do Twitter que não compactuava com a depredação de patrimônio público”.

Os investigadores classificaram a conduta criminosa de “incitar, publicamente, a prática de crime, qual seja, de tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício”.

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, deu 15 dias para a PGR se manifestar sobre a conclusão da PF em relação à conduta do parlamentar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA