CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ouvido pela PF, Marcos do Val culpa Daniel Silveira por reunião golpista

Senador prestou depoimento no âmbito do inquérito que apura atos de 8 de janeiro

O Liberal

Após depoimento à Polícia Federal, na tarde desta quinta-feira (2), o senador Marcos do Val voltou a afirmar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou em silêncio durante reunião ocorrida em 7 de dezembro de 2022, para tratar do plano de um golpe de Estado, supostamente arquitetado pelo ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). E que, parte desse plano incluía 'gravar' o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, na tentativa de provar uma suposta interferência no processo eleitoral que acabou com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com informações do portal Metrópoles.

VEJA MAIS

image Acusação, renúncia e prisão: veja cronologia dos fatos da denúncia do Marcos do Val contra Bolsonaro
Tudo começou na madrugada desta quinta-feira (2), quando o senador disse em uma live do Instagram que Bolsonaro participou arquitetou um golpe de Estado

image Alexandre de Moraes autoriza depoimento de Marcos do Val à Polícia Federal
Ministro Alexandre de Moraes autorizou oitiva após denúncia de suposto plano de golpe

image Marcos do Val muda versão sobre plano de golpe e recua da renúncia ao Senado
Segundo ele, o plano foi apresentado por Daniel Silveira e Bolsonaro ficou calado. Quanto à renúncia, Do Val disse que a decisão ainda não foi tomada

A oitiva na sede da PF, em Brasília, requerida no âmbito da investigação que apura os atos golpistas de 8 de janeiro, durou cerca de quatro horas. Do Val foi convocado a prestar depoimento após acusar Daniel Silveira de arquitetar um plano para reverter a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, durante live transmitida na madrugada de hoje (2). Ele chegou a dizer que renunciaria ao mandato, mas acabou recuando, segundo ele, após ouvir os apelos de outros senadores, como Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Segundo do Val, a ideia de Silveira consistia em fazer com que um parlamentar levasse um grampo ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes e fazê-lo admitir algum tipo de intervenção ilegal no processo eleitoral com o objetivo de beneficiar o então candidato Lula. Mas, diferentemente do que havia dito na live da madrugada, o senador negou a suposta coação que teria sofrido por parte de Bolsonaro "para que pudesse dar um golpe de Estado junto a ele".

image Mensagem atribuída a Silveira mostra plano de golpe denunciado por Marcos do Val
Print foi divulgado pela Folha de São Paulo

image 'Não configura crime', diz Flávio Bolsonaro sobre acusação de Marcos do Val contra o pai
Em Plenário, senador pede que "todos os esclarecimentos sejam feitos"

image Veja vídeo da live em que Marcos do Val fala de Bolsonaro e do plano de golpe de estado
Transmissão ocorreu na noite desta quarta-feira. Após as declarações, ele anunciou renúncia ao cargo de senador

Já pela manhã, após a repercussão das declarações, do Val mudou a versão e disse que o ex-presidente teria ficado calado durante toda a reunião, transferindo para Silveira toda a responsabilidade pelo plano, e afirmou ainda ter denunciado tudo ao ministro Alexandre de Moraes. Na saída da sede da PF, em entrevista a jornalistas, o senador afirmou que, durante a reunião, Bolsonaro teria dito que iria "aguardar" para ver se Do Val aceitaria participar ou não do plano. Questionado se a resposta de Bolsonaro não indicaria que ele havia endossado a iniciativa, ele disse que isso teria que ser perguntado ao próprio ex-presidente.

“O Daniel que puxou o assunto. A ideia dele é que pudesse resolver um problema dele e do presidente”, afirmou. “Eu não sei o que eles conversaram entre eles [Bolsonaro e Silveira]. Eu não posso colocar aqui a fala do que o presidente estava pensando.”

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA