CGU reabilita duas empresas envolvidas no Petrolão para participar de contratações públicas

A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21).

Luciana Carvalho
fonte

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu pela reabilitação as empresas Iesa Óleo & Gás S.A. e a Mendes Junior Trading e Engenharia S.A., até então, impedidas de participar de contratações públicas. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21). 

As duas companhias haviam sido declaradas inidôneas após processo administrativo conduzido pela Controladoria para apurar irregularidades cometidas em contratos com a administração pública federal. No caso, processos envolvendo o escândalo de corrupção e desvio de R$ 10 bilhões na Petrobras, mais conhecido como Petrolão, investigado pela Operação Lava Jato.

VEJA MAIS

image Investigada por corrupção, Odebrecht volta a poder disputar contratos da Petrobras
Estão habilitadas ainda a Andrade Gutierrez e a UTC, empresas que também se envolveram em esquemas de corrupção investigados na Lava Jato

image Polícia Federal investiga crimes de corrupção contra Petrobras
Segundo a PF, o esquema ocorreu na antiga diretoria de abastecimento da estatal.

O julgamento da órgão se baseou em analogia à nova Lei de Licitações. De acordo com a CGU, o entendimento anterior, baseado na lei de Licitações nº 8.666, de 1993, não previa término da inidoneidade, o que viola um direito fundamental previsto na Constituição Federal, que veda a existência de penas perpétuas. Com isso, a Controladoria optou por uma analogia a nova lei, que determina o prazo limite de seis anos para a pena de inidoneidade. A Iesa Óleo & Gás S.A. foi declarada inidônea em 05 de setembro de 2016, tendo, portanto, já cumprido mais de seis anos da aplicação da sanção. O mesmo ocorre com a Mendes Junior Trading e Engenharia S.A., cuja inidoneidade foi publicada em 28 de abril  de 2016.

 (Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA