logo jornal amazonia

Defesa Civil avalia causas de desabamento no Largo da Palmeira, em Belém

O desabamento ocorreu na noite desta quarta-feira (29) durante a forte chuva que atingiu a cidade

O Liberal

O superintendente da Defesa Civil Municipal, Vitor Magalhães, afirmou na noite desta quarta-feira (29) que o desabamento parcial do piso do Largo da Palmeira, no bairro da Campina, em Belém, foi provavelmente provocado por infiltração e sobrecarga causada pelo acúmulo de chuva. O local, segundo ele, será totalmente interditado até que uma vistoria minuciosa seja concluída.

VEJA MAIS

image Piso do Largo da Palmeira desaba durante chuva em Belém
A parte que cedeu está situada no andar superior da estrutura, onde funciona um espaço de circulação

image Idoso fica gravemente ferido após desabamento de piso no Largo da Palmeira, em Belém
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o calçamento cede próximo à margem da estrutura

image Comerciante lamenta prejuízos após desabamento no Largo da Palmeira
A comerciante destacou que a situação poderia ter sido ainda mais grave, dependendo do horário em que o piso cedeu

“Vamos fazer a nossa vistoria minuciosamente, para garantir a segurança. Vamos interditar totalmente o local. Não vamos liberar nem parcial, para que a gente possa tomar as providências. Esse espaço já vem tendo manutenção por parte da prefeitura. Mas pode observar que é uma estrutura que por muito tempo não tem uma reforma. Agora, a gente vai interditar todo o espaço para que a gente possa tomar as providências”, afirmou Magalhães.

O superintendente explicou que a prioridade neste momento é preservar vidas e evitar novos acidentes, destacando que a Prefeitura de Belém prestará assistência aos trabalhadores afetados.

Desabamento

O desabamento ocorreu durante a forte chuva que atingiu a capital paraense no início da noite. Parte do piso do Largo da Palmeira, onde funcionam boxes comerciais, cedeu repentinamente, deixando um idoso de 62 anos, identificado como Ângelo Dias Lopes, gravemente ferido. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua. De acordo com familiares, ele sofreu uma fratura e teve uma parada cardíaca durante o trajeto até o hospital. O estado de saúde é considerado grave.

O tenente Daniel, do Corpo de Bombeiros, informou que o colapso estrutural foi provocado pela ação da chuva e pela deterioração da laje. “Nós fomos acionados por volta das oito horas e, ao chegar aqui no local da ocorrência, a gente se deparou com o colapso estrutural da laje. Devido à forte chuva e infiltração, a mesma veio a colapsar. Por medida preventiva, toda a área está isolada, até que seja reavaliada a situação pela Prefeitura e seus engenheiros”, explicou o militar.

Com o impacto, vários boxes desabaram e um carro que estava no estacionamento inferior foi destruído. Comerciantes relataram prejuízos materiais e afirmaram que o espaço já apresentava “tremores” ocasionais antes do incidente.

A vendedora Gisele Raiol, que vendia refeições no local, contou que perdeu todo o seu material de trabalho. “Eu vendo almoço, de segunda a sábado, e é daqui que eu tiro o meu sustento e o da minha família. No momento do desabamento, eu não estava aqui. Saí daqui era quatro e meia. Quando eu fui chegando em casa, me ligaram para dizer o que tinha acontecido. Agradeço a Deus que não foi meio-dia, quando está todo mundo aqui. Mas fico muito triste porque aconteceu isso com o nosso amigo. A gente sabe que ele foi para o hospital e está muito grave”, relatou.

Nota

Em nota oficial, a Prefeitura de Belém confirmou o colapso parcial da laje do estacionamento do Largo da Palmeira e informou que as equipes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros estão realizando vistoria técnica para identificar as causas exatas do desabamento.

O comunicado reforça que “por medida de segurança, toda a área foi isolada e a circulação de pessoas e veículos está temporariamente interditada até a conclusão das análises e a adoção das medidas necessárias para garantir a integridade das estruturas e a segurança da população”.

A prefeitura acrescentou ainda que está prestando assistência à vítima e que, após a conclusão da vistoria técnica, irá definir as providências que serão adotadas em relação ao espaço.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA