'Paixão pela cidade', diz historiadora que deixou terra natal e foi viver em Barcarena

Dona Laura se apaixonou pela cultura de Barcarena e construiu um hotel ligado à natureza

Larissa Costa

Barcarenense por adoção, a Capixaba Laura Covre Kozak, de 46 anos de idade, chegou em Barcarena há 37 anos realizando o sonho de morar e trabalhar na Amazônia. Ao lado do finado esposo, Miguel Kozak, trouxe na bagagem o projeto de se tornarem empresários no ramo hoteleiro.

VEJA MAIS

image Projeto “Ciranda Cultural” leva arte e oportunidades para alunos de Barcarena
O projeto visa contribuir com o processo de inclusão social e com o exercício dos valores de cidadania aos jovens da cidade

image Barcarena é campeã dos Jogos Abertos do Pará
Barcarena alcançou a liderança geral do Joapa e levou o troféu Eficiência. Município competiu com 42 municípios. Mais de 1400 atletas inscritos participaram dos jogos.

image Jet Ski: Paixão que cresce pelos rios de Barcarena
Já são mais de 400 membros que participam da equipe paraense de apaixonados por motos aquáticas

Professora de História, dona Laura se apaixonou pela Cultura Barcarenense. “O Anglo foi um grande aprendizado para mim. Pude conviver com a cultura barcarenense e a de diversas regiões, já que os moradores daquela época vinham de diversos cantos do Brasil”, conta a empresária se referindo ao período que atuou como Supervisora Escolar no Colégio Anglo Americano.

Logo que chegou na Vila dos Cabanos, o casal deu início ao projeto do Hotel Equinócios, em sociedade com um professor, amigo do casal. “Em sociedade, eles fizeram um financiamento para construir o hotel, mas era um hotelzinho de 28 apartamentos”, explica como tudo começou. Dona Laura relembra como o marido trabalhou pesado na obra: “Ele foi pedreiro, ele foi tudo. Tinha dia que 5h da manhã ele já estava aqui”.

A inauguração do Hotel coincidiu com a data do nascimento do único filho, Michel Kozak. “Eu engravidei próximo de o hotel ficar pronto, depois de 9 anos tentando, e ele nasceu justamente 13 de maio, na semana que estavam vindo os primeiros hospedes pra cá”, conta. Com os olhos marejados ao descrever a história que construiu na cidade, a empresária afirma que não havia lugar melhor para criar seu filho: “Vila dos Cabanos foi o lugar ideal! As crianças da época cresceram no quintal sem muros, exploraram todas as trilhas, usufruíram das praias e viviam felizes, alegres sem preocupação com a violência. Isso foi muito legal!”, fala com saudosismo.

Depois de se aposentar, dona Laura ainda abriu uma loja de confecções que produzia e vendia uniformes escolares. Mais tarde, ela abriu mão do negócio para se dedicar diretamente a maternidade e ajudar seu esposo na gerência do Hotel. Com a sociedade, ainda construíram o Hotel Samaúma, depois compraram o Hotel Jardim Tropical. Em 2002, a sociedade foi desfeita e ficaram apenas com o Equinócios, com 39 apartamentos. Em 2004, através de financiamento construíram mais 61 apartamentos. Recentemente o filho, Michel, levantou novos 15 quartos. “Só nesse prédio estamos com 115 apartamentos e toda a estrutura renovada”, fala dona Laura.

image Sou barcarenense por adoção e sonho (Larissa Costa/ O Liberal)

Além do Hotel Equinócio Executive, em 2014 a família adquiriu um novo Hotel, que se tornou o Equinócios Essential, mais simples e com uma tarifa diferenciada. O Hotel possui 40 apartamentos. “Tenho muito orgulho! Porque trabalhamos com muito amor”, fala emocionada sobre a história que construiu em Barcarena.

image Programa social busca melhorias na Educação em Barcarena
Iniciativa é do Instituto Itaú Social que deve ser concluído em 2024; nesta terça (14) encontro discutiu andamento do projeto

image 'Cauby da Fermatec' escolheu Barcarena e criou raízes através do trabalho
Ele não é de Barcarena, mas compra briga com qualquer um que ousar falar mal da amada cidade que o acolheu

image Potencial econômico da cidade de Barcarena atraiu o padeiro Josenaldo e sua família
Hoje, o empresário conta com entusiasmo sobre a sua caminhada empreendedora na cidade que escolheu e que o acolheu

A paixão pela cidade a levou também a escrever um livro sobre a história barcarenense. O livro está sendo escrito há alguns anos, mas ela trabalha para que o lançamento aconteça em breve. Entre os planos para o futuro também está a formatura em Educação Ambiental e seguir compartilhando conhecimento. “Pretendo continuar trabalhando até quando tiver forças para o crescimento desse município, principalmente no setor da educação”, afirma.

Entre as melhores lembranças na cidade, dona Laura cita o nascimento do filho, a inauguração do Hotel e o trabalho no Colégio Anglo Americano e na Apae, além do casamento do unigênito e a convivência com os netos. ”Sinto que este foi o espaço reservado para mim e minha família. Sou barcarenense por adoção e sonho ver este município próspero”, fala dona Laura que além de empresária carrega consigo compromisso com responsabilidade social, sustentável e cultural de Barcarena.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ