Potencial econômico da cidade de Barcarena atraiu o padeiro Josenaldo e sua família
Hoje, o empresário conta com entusiasmo sobre a sua caminhada empreendedora na cidade que escolheu e que o acolheu

Josenaldo Rodrigues Rocha, não esquece o dia que escolheu Barcarena para viver: “Dia 23 de junho de 1985 eu, minha esposa Amélia Rodrigues e meus três filhos ainda crianças entre 5 e 10 anos de idade, Micael, Acsa e Ábia Rodrigues chegamos com uma proposta da fábrica que incluía fornecer uma padaria montada com todos os equipamentos necessários para iniciar a produção de pães na Vila dos Cabanos”, conta saudoso.
VEJA MAIS
A proposta encheu os olhos de seu Naldo que era empregado de uma grande Panificadora e estava trilhado um trajetória profissional ascendente no ramo. Pernambucano, de Goiana, iniciou sua vida profissional em São Paulo, na Padaria Regência, ainda com 19 anos de idade. “Comecei a trabalhar na produção de pães e a medida em que ia adquirindo novos conhecimentos, também recebia promoções na empresa, chegando a exercer o cargo de Gerente Geral", relembra.
Hoje, com 73 anos o empresário conta com entusiasmo sobre a sua caminhada empreendedora na cidade que escolheu e que o acolheu: “A Vila dos Cabanos era o lugar ideal para o nosso crescimento como empreendedores e para criarmos os nossos filhos, acreditamos no potencial de desenvolvimento que a cidade já possuía naquela época e possui até hoje".
Com o sentimento de realização em ver os filhos casados, com netos nascidos em solo paraense e envolvidos nos negócios da família o seu Naldo esbanja alegria e satisfação, mas também conta sobre alguns momentos de dificuldade que viveu na cidade. “Em janeiro de 2020, fui acometido por dois AVCs seguidos, um isquêmico e um hemorrágico. Sei que não foi fácil para ninguém da família, mas a confiança no Deus em que cremos e servimos, que é dono da vida, me deu a vitória e me fez continuar vivo", conta.
Em razão do quadro de saúde, com sequelas do acidente vascular cerebral, o seu Naldo está afastado da direção da empresa e de qualquer outra atividade operacional do grupo Naldo: “Permaneço em casa, junto da minha família, sendo cuidado e amado por eles", conta.
A filha Acsa de emociona ao falar do pai: “Ele superou suas próprias dificuldades sendo autodidata e empreendedor nato. Foi parado pelo AVC, contra o qual ainda luta, no corpo e na mente, em fisioterapias e conversas diárias com Deus, mas seu legado persiste na cidade, na família e na comunidade de Barcarena. Inspira os filhos, colaboradores, fornecedores e clientes a prosseguir aquilo que plantou”, desabafa.
Incêndio e Recomeço
Recentemente seu Naldo e a família viveram um segundo drama, dessa vez envolvendo os negócios. Um incêndio destruiu, completamente, um dos supermercados da família, totalizando um prejuízo material ainda não calculado, mas que segundo o empresário, gira em torno de R$ 5 a R$ 6 milhões não cobertos por nenhum seguro. “Embora esse incidente tenha nos abalado, não nos desestruturou. Levou a família a trabalhar com mais força e vontade para superar esse desastre e tentar reerguer o patrimônio”, explica seu Naldo, confiante em dias melhores.
Sem perder a visão empreendedora, o pernambucano com o trabalho e empenho de toda a família continuam apostando em novos negócios: “Esse mês, pela graça de Deus, estamos entregando um novo empreendimento a cidade, o Centro Comercial Naldo, que se torna o primeiro Centro Comercial estruturado na Vila dos Cabanos. A ideia desse espaço é oferecer um espaço bem estruturado para que outros empreendedores consigam crescer em nossa cidade”, conta animado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA