Fim da máscara contra covid-19? Saiba onde está liberado o uso em espaços abertos no Pará
Após posicionamento de flexibilização do Governo do Estado, quase toda a Região Metropolitana de Belém desobrigou o uso em espaços abertos, com exceção da capital
Anapu é mais um município a aderir à não obrigatoriedade do uso de máscaras contra a covid-19 em locais fechados. Ao todo, o Pará já soma 14 cidades que flexibilizaram o uso do item de segurança sanitária. Na maioria das localidades, as restrições continuam em espaços fechados, assim como a obrigatoriedade de apresentar comprovação de vacinação.
VEJA MAIS
Saiba quais são as cidades paraenses que dispensaram o uso de máscaras em espaços abertos
- Ananindeua;
- Benevides;
- Castanhal;
- Marabá;
- Marituba;
- Óbidos;
- Redenção;
- Santa Bárbara do Pará;
- Santarém;
- Tucuruí;
- Marabá;
- Santa Izabel do Pará;
- Barcarena;
- Anapu;
- Salinópolis.
Em Anapu, na sudoeste do Pará, o uso de máscaras não é mais obrigatório desde a última quarta-feira (6). A prefeitura da cidade estabeleceu a mudança por meio de um decreto municipal.
O texto do decreto que oficializa a medida ressalta que o uso ou não do item de segurança fica a cargo de cada pessoa. Apesar da desobrigação do uso de máscaras, a população ainda precisa apresentar o comprovante de vacinação para entrar em bares, restaurantes, comércios e outros estabelecimentos fechados.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Município no dia 6 de abril, 2.180 casos de covid-19 foram confirmados em Anapu e 1.908 registros da doença foram descartados. Até o momento, 1.890 pacientes se recuperaram da covid e 67 óbitos foram registrados.
Até o momento, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Marabá, Marituba, Óbidos, Redenção, Santa Bárbara do Pará, Santarém, Castanhal, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Marabá, Barcarena e Anapu dispensaram o uso do item de segurança.
Na Região Metropolitana de Belém, somente a capital já determinou que o uso segue sendo exigido.
O decreto estadual 2.265/2022 com as instruções do Governo do Pará foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, na noite desta terça-feira (29). No entanto, as prefeituras continuam tendo autonomia para decidir como e quando farão o relaxamento da medida preventiva.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA