Veja a lista dos nomes das vítimas do acidente da UFPA

Os alunos viajavam em comboio rumo ao Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia. Ao todo, 75 pessoas foram atingidas de alguma forma na colisão

O Liberal
fonte

Um grave acidente envolvendo uma carreta e um ônibus com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) deixou cinco mortos e dezenas de feridos na madrugada de quarta-feira (16), na BR‑153, em Porangatu (GO). As vítimas incluem três estudantes, o motorista do coletivo e o condutor da carreta. 

Veja a lista dos nomes das vítimas do acidente da UFPA

  • Welfesom Campos Alves (estudante de Produção e Multimídia - UFPA)
  • Leandro Souza Dias (estudante de farmácia - UFPA)
  • Ana Letícia Araújo Cordeiro (estudante de pedagogia - UFPA)
  • Ademilson Militão (motorista da UFPA)

Os alunos viajavam em comboio rumo ao Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia. Ao todo, 75 pessoas foram atingidas de alguma forma na colisão. A seguir, veja tudo que se sabe até o momento sobre o acidente.

Como aconteceu o acidente com estudantes da UFPA em Goiás

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta que trafegava na direção oposta invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o primeiro ônibus de um comboio da UFPA. O veículo atingido levava 25 estudantes, dois motoristas e um orientador. O segundo ônibus também foi atingido lateralmente, mas ninguém ficou ferido.

Feridos foram levados a hospitais da região

A concessionária Ecovias Araguaia, responsável pela rodovia, confirmou que o acidente deixou 75 vítimas. Cinco delas foram resgatadas pela própria concessionária — quatro em estado grave e uma em estado leve. Os feridos foram levados para hospitais de Porangatu (GO), Uruaçu (GO) e Alvorada (TO), com o apoio do Corpo de Bombeiros, SAMU e Prefeitura de Talismã (TO).

Rodovia ficou interditada por quase cinco horas

A BR‑153 foi totalmente bloqueada entre 4h10 e 9h desta quarta-feira (16/07). Após esse horário, o tráfego foi liberado em sistema de “pare e siga” até a normalização completa ainda durante a manhã.

UFPA decretou luto oficial e criou comitê de apoio

A Universidade Federal do Pará declarou luto oficial de três dias e criou um comitê para prestar suporte psicológico, logístico e social às famílias das vítimas. A instituição também acompanha a situação dos feridos hospitalizados.

Em posicicionamento ao caso, a Universidade Federal do Pará informou que lamenta o grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira,  envolvendo membros da comunidade universitária que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia. "A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil", diz a nota.

"A Universidade Federal do Pará presta respeito às vítimas e aos familiares e decreta luto oficial de três dias. A Administração Superior da UFPA constituiu um Comitê de Acompanhamento, composto por integrantes da Reitoria, das Pró- Reitorias de Extensão, de Assistência e Acessibilidade Estudantil, de Ensino de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, de Administração, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, e de Relações Internacionais, da Prefeitura Multicampi, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Assessoria de Comunicação Institucional", informa a UFPA. 

Segundo a instituição, o comitê "está mobilizado para atuar de forma coordenada na assistência às vítimas e aos seus familiares, bem como no acompanhamento de todas as providências necessárias. Como medida emergencial, a Universidade montou uma Central de Acolhimento no Campus Guamá, com atendimento presencial às famílias das vítimas e aos demais integrantes da comunidade afetada. A equipe de acolhimento é composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos da UFPA. Também foi disponibilizado o número (91) 98272-1213 para atendimento remoto".
 
A UFPA também informou que os feridos foram encaminhados a hospitais nas cidades de Porangatu (GO), Alvorada do Norte (TO) e Gurupi (TO), e estão sendo acompanhados por equipes de saúde locais. O pró-reitor de Gestão de Pessoal da UFPA desloca-se, neste momento, de Brasília ao local do acidente para acompanhar de perto a situação e reforçar o apoio institucional.

"Foram confirmados quatro óbitos de membros da comunidade universitária. Em respeito à memória das vítimas e à privacidade de seus familiares, a UFPA não divulgará informações sobre identidade, cursos ou ocupações das pessoas atingidas", completa a universidade.

A Universidade também detalhou que está em contato permanente com as autoridades responsáveis no local do acidente e no estado do Pará, garantindo a apuração dos fatos e a assistência necessária aos envolvidos, incluindo os trâmites para traslado das vítimas.

"Reiteramos nosso compromisso com a transparência e o respeito à dor das famílias. Novas informações serão divulgadas exclusivamente por meio dos canais oficiais da UFPA, à medida que forem confirmadas por fontes responsáveis", finaliza o comunicado.

Autoridades manifestaram solidariedade

Resumo do caso

  1. Data e local: quarta-feira (16), na BR‑153, em Porangatu (GO).
  2. Destino: Congresso da UNE, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
  3. Mortes: cinco — três estudantes da UFPA, o motorista do ônibus e o condutor da carreta.
  4. Feridos: 75 pessoas atingidas, com diferentes níveis de gravidade.
  5. Reações: manifestações oficiais da UFPA, governo federal e estadual, além de instituições estudantis.
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ