Acidente com ônibus da UFPA: corpos de vítimas chegam a Belém nesta sexta (18)
A previsão é de que eles cheguem por volta de 12h30

Os corpos dos quatro membros da Universidade Federal do Pará (UFPA) que morreram no acidente de trânsito registrado na rodovia BR-163, em Porangatu, região norte de Goiás, chegam na Base Aérea de Belém nesta sexta-feira (18/7), por volta de 12h30, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O sinistro ocorreu na quarta (16/7) e resultou na morte de três estudantes e de um motorista integrantes da comunidade acadêmica da UFPA vinculados aos campi de Belém e Altamira.
Os mortos são três estudantes do campus da capital paraense — um deles natural de Limoeiro do Ajuru — e um motorista lotado no campus de Altamira. As vítimas foram identificadas como Ademilson Militão de Oliveira, motorista do micro-ônibus vinculado ao campus de Altamira; Leandro Souza Dias, estudante de Farmácia do campus Belém; Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante de Pedagogia, também de Belém; e Welfeson Campos Alves, estudante de Produção e Multimídia. Todos haviam partido de Belém com destino a Goiânia. O motorista da carreta, Keyne Laurentino de Oliveira, também morreu na hora.
VEJA MAIS
Segundo a instituição, a pedido dos familiares, o velório dos estudantes será realizado no Auditório Setorial Básico do Campus Guamá, na capital paraense. O horário ainda será divulgado. Na Base Aérea de Belém, peritos da Polícia Científica do Pará (PCEPA) e a equipe de remoção aguardarão para transportá-los para a sede da instituição para procedimentos de entrega para familiares.
Com relação à cerimônia de despedida do motorista, a UFPA informou que será realizada no campus da UFPA em Altamira, no Auditório Petroni Gurardelli. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fará o traslado de Belém ao município, com previsão de chegada ao aeroporto local programada para às 15h desta sexta (18/7).
Dois estudantes permanecem em estado grave
Na quinta (17/7), a Universidade atualizou o estado de saúde dos estudantes hospitalizados. Segundo a nota, duas pessoas permanecem em estado grave. Um deles foi transferido, em UTI aérea, para o Hospital de Palmas (TO) nas primeiras horas da manhã. O outro segue internado na UTI do Hospital de Uruaçu (GO). A UFPA e a Fadesp também viabilizaram o deslocamento dos familiares para que acompanhem os estudantes hospitalizados. A mãe do estudante internado em Uruaçu já está na cidade. O irmão do estudante que está em Palmas a previsão era de que ele chegasse ao local na madrugada desta sexta-feira (18/7).
A UFPA e a Fadesp também viabilizaram o deslocamento dos familiares para que acompanhem os estudantes hospitalizados. A mãe do estudante internado em Uruaçu já está na cidade. O irmão do estudante que está em Palmas deve chegar ao local na madrugada desta sexta-feira (18).
O acidente
Cinco pessoas morreram no acidente entre uma carreta, um micro-ônibus e um ônibus na rodovia BR-153. O caso ocorreu na madrugada de quarta-feira (16), em Porangatu, região norte de Goiás. O acidente envolveu um micro-ônibus que transportava alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os estudantes participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) na Universidade Federal de Goiás.
Central de Acolhimento
A UFPA mantém uma Central de Acolhimento no prédio Mirante do Rio, no Campus Básico (bairro Guamá), em Belém, com atendimento presencial às famílias das vítimas e aos demais envolvidos. No local, uma equipe multiprofissional — composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos — está disponível para oferecer apoio emocional e orientação. O atendimento remoto também pode ser acessado pelo número (91) 98272-1213, para os casos em que o deslocamento até o campus não seja possível.
As ações realizadas pelas equipes de apoio incluem: comunicação direta com os familiares para a organização dos ritos de despedida; contato individual com os estudantes ainda em viagem; acolhimento remoto aos motoristas e aos servidores que integravam a caravana; e apoio emocional a familiares, amigos e coletivos estudantis impactados pelo ocorrido.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA