Sete estudantes da UFPA recebem alta hospitalar após acidente em Goiás; três permanecem internados
Entre os alunos que continuam hospitalizados, um deles está em estado grave

Sete estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que ficaram feridos após acidente ocorrido na rodovia BR-153, em Porangatu, região norte de Goiás, na madrugada de quarta-feira (16/7), receberam alta hospitalar. Segundo o boletim da UFPA, outros três alunos permanecem internados, sendo um deles em estado grave. Quatro membros das instituição morreram no sinistro.
Entre os acadêmicos que foram liberados do hospital, a UFPA informou que cinco deles foram levados a Porangatu, em Goiás, e seguem para Goiânia ainda na manhã desta quinta (17/7), acompanhados pelo pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal da UFPA, Ícaro Duarte Pastana.
Quanto aos que permanecem hospitalizados, a universidade comunicou que um foi transferido, em UTI aérea, para o hospital de Palmas, no Tocantins, na manhã desta quinta (17/7); outro segue em estado grave na UTI do hospital de Uruaçu, em Goiás; e o terceiro foi encaminhado ao Hospital dos Olhos, em Goiânia, para cuidados especializados.
Sobre o traslado dos corpos das quatro vítimas, a UFPA disse que não há previsão de chegada na capital paraense, já que continuam sob custódia do Instituto Médico Legal (IML) em Goiânia, aguardando liberação pelas autoridades e a finalização dos trâmites legais.
Acolhimento às vítimas e familiares
Os demais estudantes chegaram a Goiânia na noite de quarta (16/7), foram acolhidos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e encaminhados a hotéis disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC). Um membro da UFPA, professor Carlos Maciel, acompanha a recepção do grupo em Goiânia.
A UFPA disse também que, por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), atua para garantir que familiares dos pacientes em estado grave possam ser deslocados de Belém até os hospitais onde os estudantes estão internados.
Além disso, a Universidade mantém uma Central de Acolhimento no prédio Mirante do Rio, no Campus Básico, no bairro Guamá, em Belém, para o atendimento presencial às famílias das vítimas e dos demais envolvidos na ocorrência. No local, uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos, está disponível para acolher todos que precisarem de apoio neste momento. Aqueles que necessitarem de atendimento e não puderem acessar o local podem também buscar atendimento remoto por meio do número (91) 98272-1213.
Por conta da decretação do luto de três dias e da comoção entre as comunidades mais afetadas diretamente pelo ocorrido, as atividades acadêmicas nos campi de Belém e Altamira estão suspensas.
Auxílio no transporte
A UFPA afirmou que respeita a decisão individual dos estudantes quanto à permanência no evento acadêmico que segue até sábado (19/7) ou ao retorno imediato a Belém. Em ambos os casos, a Universidade informou que garantirá o suporte logístico necessário para o deslocamento dos alunos.
Por fim, a instituição relatou que a administração superior da UFPA mantém contato contínuo com as autoridades locais, estaduais e federais para assegurar a apuração completa dos fatos e a prestação de assistência integral às vítimas e suas famílias.
O acidente
A comitiva da UFPA tinha como destino o Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), em Goiânia, que começa nesta quarta-feira. O grupo era composto por 138 pessoas, distribuídas em quatro veículos oficiais — dois ônibus executivos e dois micro-ônibus. O acidente envolveu o micro-ônibus que liderava o comboio, transportando 30 pessoas, entre elas dois motoristas e um coordenador de viagem.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta que trafegava no sentido contrário invadiu a pista e colidiu frontalmente com o primeiro ônibus do comboio da UFPA, que levava 25 estudantes, dois motoristas e um orientador. O segundo ônibus foi atingido lateralmente, sem feridos.
As vítimas
Os mortos são três estudantes do campus de Belém — um deles natural de Limoeiro do Ajuru — e um motorista lotado no campus de Altamira. As vítimas ligadas à UFPA foram identificadas como Ademilson Militão de Oliveira, motorista do micro-ônibus vinculado ao campus de Altamira; Leandro Souza Dias, estudante de Farmácia do campus Belém; Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante de Pedagogia, também de Belém; e Welfeson Campos Alves, estudante de Produção e Multimídia. Todos haviam partido de Belém com destino a Goiânia. O motorista da carreta, Keyne Laurentino de Oliveira, também morreu na hora.
Rodovia BR-153 ficou interditada por quase cinco horas
A BR-153 ficou totalmente bloqueada entre 4h10 e 9h da manhã desta quarta-feira (16). O tráfego foi parcialmente liberado com sistema de “pare e siga” e normalizado ao longo da manhã.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA