CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

OMS mantém classificação da covid-19 como pandemia; entenda

Comitê da OMS votou por unanimidade que a situação da covid-19 ainda é de emergência

Emilly Melo
fonte

Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiram manter a classificação de pandemia da covid-19. O comitê responsável pela decisão, anunciada nesta quarta-feira, é formado por 37 autoridades em saúde pública do mundo. As informações são do Metrópoles.

VEJA MAIS

image Após covid-19, Rainha Elizabeth II afirma que a doença deixa 'a pessoa exausta'
Em fevereiro desse ano, a monarca de 95 anos testou positivo para o coronavírus

image “Deixamos de ter pandemia e estamos com uma endemia”, diz o médico e deputado Jaques Neves
Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o deputado, que é cardiologista, credita o novo estágio à vacinação

image Pós-pandemia: entenda as mudanças na rotina de trabalho
Com maior adesão ao home office e adaptações para modelos digitais, empresas e colaboradores precisaram se adaptar às novas demandas do mercado

A situação sanitária continua sendo de emergência de saúde pública mundial, afirmam os especialistas. Além disso, a doença continua afetando negativamente a saúde das populações, com risco contínuo de disseminação internacional. 

“Infelizmente a realidade se impõe. A constatação é que a situação está longe de estar finda. A circulação do coronavírus ainda está alta, com mortalidade e mutação do vírus”, disse o professor Didier Houssin, presidente do comitê reunido pela OMS. 

O presidente completou dizendo que ainda não é o momento para diminuir os cuidados e ritmo das campanhas de vacinação. “A recomendação do comitê é a de que não é hora de baixar a guarda. É uma recomendação extremamente forte”, disse.

O comitê trabalha para definir critérios mais rigorosos que possam garantir o fim do estado de urgência de saúde pública com segurança. Segundo Houssin, devem ser levados em consideração os critérios epidemiológicos, de reações nos locais onde a circulação ocorre, de assistência internacional, e troca internacional.

Durante a coletiva de imprensa desta quarta-feira, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, destacou a diminuição nos números de óbitos provocados pela covid-19: 

“Há boas notícias. Na semana passada, o menor número de mortes por covid-19 foi registrado desde os primeiros dias da pandemia. No entanto, alguns países ainda estão testemunhando sérios picos de casos, o que está pressionando os hospitais”, disse Tedros.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO