MENU

BUSCA

Atentado com homem-bomba deixa pelo menos 40 mortos em mesquita no Paquistão; veja vídeo

A maioria das vítimas fazia parte da policia, tendo em vista que a mesquita ficava em uma zona residencial e de treinamento da corporação; Talibã paquistânes assumiu a autoria do crime

Gabriel Mansur

Um ataque suicida deixou mais de 40 pessoas mortas em uma mesquita localizada na cidade de Peshawar, no Paquistão, nesta segunda-feira, 30 de janeiro. O comandante do Talibã paquistânes, Sarbakaf Mohmand, assumiu a responsabilidade da organização pelo ataque.

VEJA MAIS

Atentado a sinagoga deixa pelo menos 7 mortos em Jerusalém
As vítimas foram alvejadas no Dia Memorial do Holocausto e durante o Shabat, dia dedicado ao descanso para os judeus

​Suspeito de tentar explodir bomba em aeroporto chega a Brasília
Alan Diego dos Santos se entregou à polícia na terça-feira (17)

Seis pessoas são esfaqueadas durante ataque em estação de trem de Paris; vídeo
Na ação, uma das vítimas ficou gravemente ferida

A mesquita ficava localizada dentro de um centro residencial e de treinamento policial. A maioria das vítimas fazia parte da instituição. Além dos 44 mortos, pelo menos outras 150 pessoas ficaram feridas. Ainda não se sabe como o homem-bomba conseguiu adentrar o local, tendo em vista que o prédio ficava em uma zona de alta segurança

Diversos feridos estão em estado crítico, podendo elevar ainda mais o número de mortos. Mais de 300 pessoas estavam no prédio quando ocorreu a explosão. Uma fonte local informou que várias pessoas ficaram feridas com o desabamento do telhado do prédio. Por conta disso, equipes de resgate faziam a remoção de escombros com velocidade, com o objetivo de encontrar pessoas ainda com vida. Veja o vídeo de um resgate que ocorreu 10h após o atentado:


O comandante do Talibã paquistânes assumiu a autoria do atentado em uma publicação no Twitter. Em março de 2022, a mesma cidade foi alvo de outro ataque terrorista, onde 56 pessoas morreram e quase 200 ficaram feridas. 

A organização terrorista assumiu a autoria de diversos atentados, entre eles o de Malala Yousafzai, ativista paquistanesa que ganhou o Prêmio Nobel em 2012. O ataque desta segunda-feira ocorreu após o governo anunciar um cessar-fogo em novembro de 2022. Veja como ficou a mesquita após o atentado:


(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Mundo