Veículos causam transtornos ao estacionar em fila dupla em via da Praça Brasil, no Umarizal

Segundo os denunciantes, o problema é diário e ocorre mais no período da tarde, por volta das 17h

Vitória Reimão
fonte

Pedestres e motoristas reclamam de carros que ficam em fila dupla e atrapalham o trânsito na rua Cônego Jerônimo Pimentel, na área da Praça Brasil, mais precisamente em frente ao Hospital Geral de Belém, no bairro do Umarizal. Segundo os denunciantes, o problema é diário e ocorre mais no período da tarde, por voltas das 17h.

Os pedestres alegam que sempre houve congestionamento no local, porém, neste ano, o engarrafamento de veículos se tornou intenso e que há discussões entre os condutores por conta da lentidão no trânsito e de carros que fecham parte da pista em horário de pico.

VEJA MAIS:

image Veículos abandonados causam acidentes e riscos de assaltos na Cremação
Denunciantes anônimos alegam que há uma grande quantidade de carros no recuo da via, atrapalhando o trânsito local

image Veículos ficam estacionados em calçadas e na ciclofaixa da avenida Independência
O problema ocorre na via, próximo à entrada da rua Jovelina Carneiro, no Icuí-Guajará

image Caminhões atrapalham o fluxo de veículos e ciclistas na avenida Independência
De acordo com as denúncias, o problema ocorre há mais de quatro meses

"Todas as tardes, há carros que ficam fazendo fila indiana (dupla) ao lado da Praça Brasil. Pode ocorrer acidente gravíssimo, pois até discussão já observei por causa dessas pessoas que ficam fechando uma parte da via em horário de pico. Eu caminho na Praça Brasil há mais de 10 anos e sempre teve esse problema, só que agora piorou", disse um morador que não quis se identificar.

O denunciante anônimo acredita que há vendedores da área que acabam contribuindo com o congestionamento. "É preciso chamar atenção dos vendedores que ficam na praça, porque eles não deviam vender para esses motoristas que ficam dentro do carro, pedindo esses serviços de 'drive thru' e causando transtorno", pontuou.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) comunicou, por nota, que mantém fiscalização regular na área, através de rondas com agentes em viaturas, em motocicletas e já aplicou várias autuações. O órgão acrescentou que intensificará a fiscalização na Praça Brasil e mediante flagrante fará autuação em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro. Por lei, os agentes de trânsito só podem autuar mediante flagrante. Ou seja, não podem fazer uso de vídeos feitos por usuários.

"De acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar na pista de rolamento ao lado de outro veículo configura fila dupla, o que é considerado uma infração grave, com aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Semob disponibiliza canais de atendimento para denúncias relativas ao trânsito pelas redes sociais da Semob (Twitter, Instagram e Facebook) ou formalizadas à Ouvidoria, nos canais de atendimento: site https://semob.belem.pa.gov.br/, acessando a aba da Ouvidoria, e e-mail ouvidoria.semob@cinbesa.com.br", disse o órgão. 

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(*Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER