Escola Municipal de Salvaterra passa por problemas estruturais, diz denúncia

Em nota, a Prefeitura de Salvaterra alega que o local recebeu reformas e reparos recentes

Vitória Reimão
fonte

A equipe do Eu Repórter recebeu denúncias que a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Condeixa, da vila de mesmo nome, localizada na avenida Alcindo Cacela, área rural do município de Salvaterra, apresenta problemas de infraestrutura. A direção escolar, no entanto, não estaria acatando críticas e nem esboçando nenhum movimento para trazer melhorias à instituição. O local não recebe manutenção desde 2018. O telhado da escola caiu há duas semanas após fortes chuvas e ainda não foram feitos reparos. Por causa dos buracos no teto, os alunos precisam lidar com a invasão das águas da chuva.

"A escola está com a estrutura toda comprometida, pois ela é de 1984. A quadra está com risco de desabar, assim como a arquibancada. As salas de aulas estão abertas, pois estão sem parede", disse um denunciante anônimo, que também afirma que a diretora Ivonilde Leite Ledo já cometeu casos de assédio e de discriminação (homofobia) junto com a vice-diretora.

Os denunciantes alegam que a diretora está sendo investigada por improbidade administrativa e o Ministério Público do Estado do Pará acompanha o caso. A filha dela, que já foi presidente do conselho escolar, está sendo investigada por falsificação de identificação para obter recursos federais do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), no valor de R$ 15 mil.

VEJA MAIS:

image Atraso nas reformas impede aulas na escola Alda Eutrópio, no Tapanã
Oito turmas estão com o ensino comprometido há cerca de um mês

image Escola Municipal Avertano Rocha está com problemas estruturais, afirma denúncia
A escola foi entregue em 2004 e desde então, nunca recebeu manutenção

image Escola estadual em Belém enfrenta problemas estruturais, afirmam denúncias
Direção da escola nega risco de desabamento, mas confirma outras questões estruturais

Em outubro de 2022, a Polícia Militar encontrou carne estragada junto a alimentos que seriam a merenda dos alunos. Os denunciantes que procuraram o Eu Repórter comentam que muitos alunos preferem não se alimentar no local. "A qualidade da merenda tem sido duvidosa, tipo, pipoca de merenda. A escola é municipal, mas não vejo nenhum movimento para que escola saia dessa precariedade. Isso está causando enormes transtornos aos alunos", relatou o denunciante. 

Carne estragada encontrada na escola

Em nota, a Prefeitura Municipal de Salvaterra informou que a alimentação dos alunos passa por rígido processo de armazenamento. As imagens divulgadas seriam da gestão anterior, no período de 2019. As reformas e reparos, garante a prefeitura, foram feitas nos últimos meses na unidade escolar. "Quanto às supostas práticas ilegais cometidas pela vice-diretora da instituição, ficaram a par do Ministério Público que até o momento não apresentou, assim como denunciantes, nenhuma prova que certifique tais acusações", comunicou.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER