Entulhos causam transtornos em passagem do Jurunas
De acordo com moradores da área, o problema começou há quatro semanas e não foi possível descobrir quem são os causadores do entulho

Na passagem Jacob, na esquina com a rua Engenheiro Fernando Guilhon, ao lado do Posto de Saúde do bairro do Jurunas, em Belém, moradores reclamam sobre entulhos e lixos jogados nas calçadas da via. Segundo reclamações recebidas pela equipe do Eu Repórter, os entulhos estão há quatro semanas no local.
O capoteiro automotivo Edifrancy Pereira, mora na região há 42 anos e lamenta a convivência com entulhos. "Infelizmente, é lamentável que as pessoas não tem respeito pelo próximo. É um puro lixo. A calçada está tomada pelos entulhos e isso tudo fica ao lado do posto de saúde do Jurunas", pontuou.
VEJA MAIS:
De acordo com Edifrancy, os moradores não sabem quem estaria jogando os entulhos. A suspeita é de que seja um batedor de açaí que fica em outro local, mas, até o momento, eles ainda estão em buscas de saber quem são as pessoas que estariam usando a área como ponto irregular de coleta.
Os moradores realizaram várias tentativas de contato com a Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan) para pedir o serviço de retirada do entulho. Mas, até o momento, eles não tiveram retorno.
"Já ligamos para o serviço de entulho e nada. Então, pegamos o número de um motorista de caçamba pra vim tirar e iriamos fazer um coleta, mas nem todos puderam contribuir, infelizmente", disse Edifrancy
Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) afirmou que a coleta de lixo domiciliar e de entulhos na Passagem Jacob é feita regularmente. "É importante esclarecer que, de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato", comunicou
No comunicado, a Sesan pede que a população contribua com a limpeza da cidade, respeitando os dias e horarios da coleta de lixo domiciliar e em caso de entulhos, utilizar o Zap-Entulho, por meio de mensagem no WhatsApp: 91 98499-0059. "O serviço é gratuito e recolhe até um metro cúbico de entulho por residência. E no caso de presenciar pessoas jogando lixo em local indevido, denunciar imediatamente à Prefeitura de Belém ou Sesan por meio das redes sociais", detalhou a nota.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(*Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA