Alagamentos prejudicam moradores da Cidade Nova 4
Na travessa WE 19, moradores afirmam que os alagamentos ocorrem há 20 anos

Na Cidade Nova 4, na travessa WE 19, em Ananindeua, ocorre um problema frequente de alagamentos há 20 anos, segundo a afirmação de moradores. A leitora e moradora do local, Rita de Cacia, denunciou para a equipe do Eu Repórter que o problema causa danos financeiros e riscos à saúde dos moradores.
"Qualquer chuva que venha um pouco mais forte, alaga a rua e demora para secar. Meu carro estava na rampa da minha garagem e, ainda assim, alagou por dentro", disse Rita.
VEJA MAIS
A residente da travessa WE 19 alega que a questão dos alagamentos sempre ocorreu e que nunca foi resolvido. Os moradores acreditam que a água que invade suas casas é contaminada. "A água entra no pátio, e no dia seguinte é preciso lavar o pátio com produto forte de limpeza para tirar toda a contaminação, pois doenças podem ser contraídas", afirmou Rita.
"Já ocorreram casos de problemas de saúde por causa dessa água. Eu preciso fazer toda a higienização de móveis e brinquedos da minha filha para que ela não se contamine. A água é insalubre e perdemos o direito de ir e vir, porque não dá para sair quando a rua está cheia", acrescentou Rita.
Entre os danos causados pela chuva, estão os problemas com automóveis. A moradora Rita de Cacia informou que alguns carros de vizinhos foram prejudicados, devido às águas invadirem veículos, possibilitando que o automóvel saia do local em que estava estacionado por causa da força da água, além de aparecer arranhões.
"Na última chuva forte que teve por aqui, por exemplo, a roda do meu carro amanheceu travada, assim como o freio que não estava funcionando corretamente, fora o cheiro ruim que fica no carro quando entra água", contou Rita.
"Minha casa é uma das mais altas da rua e ainda assim a água entra com muita força aqui. Quem tem casa mais baixa sofre ainda mais. Essa é uma das vias mais movimentadas da Cidade Nova, próximo aos principais pontos como supermercados, escolas e academias. É um transtorno enorme para quem transita e para quem mora aqui", detalhou Rita.
Em maio, foi protocolado um pedido de serviço para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Seurb) de Ananindeua, com objetivo de desobstrução do bueiro e drenagem. "Depois de um tempo, informaram que realizaram o serviço, mas ninguém da rua presenciou. Cobrei provas, e após um período, nos retornaram informando novamente que fizeram o serviço, mas nenhum morador viu. Acabamos desistindo porque estava em um ciclo vicioso", alegou Rita.
Em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo informou que vai enviar uma equipe da Seurb para realizar visita técnica, ainda nesta semana, para programar a execução do serviço.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA