MENU

BUSCA

Em português, Hamilton se manifesta após fala racista de Piquet: 'Focar em mudar a mentalidade'

Piloto recebeu apoio de da Fórmula 1 a da sua equipe no grid, a Mercedes

Aila Beatriz Inete

O heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton se pronunciou após uma fala racista do brasileiro Nelson Piquet repercutir na internet. Em português, o inglês disse: “vamos focar em mudar a mentalidade”. Além disso, o piloto recebeu apoio da F1 e da Mercedes


Hamilton é o único piloto negro a competir oficialmente na Fórmula 1 e o maior vencedor, ao lado de Michael Schumacher, da história. Recentemente, o heptacampeão recebeu o título de cidadão honorário do Brasil. Em outra postagem, Lewis enfatizou que “essas mentalidades arcaicas precisam mudar" 

“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui um alvo por minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, escreveu o heptacampeão. 


VEJA MAIS 

Nelson Piquet chama Lewis Hamilton de 'Neguinho' em entrevista de 2021 e viraliza; vídeo
Comentário de cunho racista foi proferido durante entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira

O Patrão é brasileiro! Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário do Brasil
Proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora o heptacampeão mundial é oficialmente brasileiro

Lewis Hamilton participa de evento em São Paulo e diz: ‘Estou esperando meu passaporte brasileiro'
Heptacampeão mundial foi a principal atração do VTEX DAY, mesmo congresso que trouxe Barack Obama em 2019

'Eu sempre fui o único negro na equipe', afirma Lewis Hamilton sobre sua trajetória
Heptacampeão mundial de Fórmula 1, ele falou sobre os desafios para se tornar o maior vencedor do esporte atual

O piloto também recebeu apoio da sua equipe, a Mercedes. O time alemão disse que condena “qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória” e ainda reconheceu todo o esforço e luta de Lewis Hamilton no combate ao racismo. 

“Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este incidente destaca a importância fundamental de continuarmos lutando por um futuro melhor”, manifestou a equipe.


A Fórmula 1 também se manifestou e prestou apoio a Lewis. A organização reafirmou que o heptacampeão merece respeito e falas racista são inaceitáveis.

“Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não faz parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis ​​para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos é algo com o qual estamos comprometidos na F1”, escreveu a F1. 


Em 2021, o ex-piloto brasileiro comentava sobre um acidente envolvendo Max Verstappen e o inglês, em Silverstone, na Inglaterra, quando chamou o heptacampeão mundial de ‘neguinho’. 

“O ‘neguinho’ meteu o carro e não deixou [Verstappen passar]. […] O ‘neguinho’ deixou o carro, porque não tinha como passar dois carros naquela curva. […] O ‘neguinho’ fez de sacanagem”, falou Piquet.

Mais Esportes