Colunista de O Liberal narrou jogos de Pelé em Belém; leia o depoimento

Rei do Futebol, Pelé jogou contra Remo e Paysandu na capital paraense

Ivo Amaral
fonte

Pelé chegou ao Santos com apenas 15 anos de idade. Aos 16, fenômeno que sempre foi, chegava à Seleção Brasileira fazendo o único gol da nossa Seleção, na derrota para a Argentina, no Maracanã. Na Copa de 58, explodiu para o mundo e tornou-se o mais jovem rei do futebol mundial, fazendo gols espetaculares contra o País de Gales, contra a Suécia, contra a França e chorando, copiosamente, como a criança que era, após a conquista do título mundial.

Pelé recebeu da revista France Football o título que ele vai ostentar eternamente, sem se vislumbrar um sucessor oficial à sua altura. Em Belém, eu tive o privilégio de narrar os dois jogos do Santos de Pelé contra os principais clubes de Belém.

VEJA MAIS

image Pelé morreu: Saiba detalhes do velório e sepultamento do Rei do Futebol
Família pediu um tempo para se preparar; velório será aberto ao público

image Pelé morreu: Cristo Redentor é iluminado em homenagem ao rei do futebol; veja
Um dos maiores cartões postais do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, ganhou iluminação pela morte do Pelé

image Pelé morreu: Maior campeão, mais jovem finalista... Veja os recordes do Rei em Copas do Mundo
Rei do Futebol, Pelé tem alguns dos maiores feitos na história das Copas

Ganhou do Remo por 9 x 4 e, dois anos depois, já com o companheiro paraense Manoel Maria ao seu lado, conquistou mais uma vitória entre nós, com o triunfo sobre o Paysandu por 3 x 1. Eu acompanhei muitos jogos do Pelé, narrando partidas memoráveis onde a sua atuação foi decisiva para títulos conquistados pelo Santos no cenário nacional e internacional.

Na Seleção Brasileira, também narrei jogos fantásticos, um deles que provocou o choro de narradores esportivos de todo o Brasil, que viam ao meu lado, a despedida de Pelé da Seleção Brasileira, no Maracanã. Foram dois jogos, o primeiro em homenagem ao público paulista, com empate de 1 x 1, contra a Áustria, no Morumbi e, uma semana depois, naquele emocionante empate contra a Iugoslávia, por 2 x 2, no Maracanã.

image Presidente da FIFA fala sobre legado de Pelé: ‘Subiu ao trono com um sorriso no rosto’
Suíço-italiano Gianno Infantino assinou uma carta publicada no site da FIFA

image Pesquisador do Remo relembra Pelé no Baenão, cita Messi, CR7 e Maradona e diz: 'São súditos’
O pesquisador azulino falou da partida e da surpresa do público ao perceber que Pelé estava vestindo a camisa do Remo

image Pelé fez primeiro! Veja comparação de lances históricos imortalizados antes pelo Rei; vídeo
Craque eterno do futebol, Pelé não resistiu ao câncer de cólon

Pelé não teve um sucessor oficial até o fim da sua vida. Os argentinos achavam que Maradona deveria ser real sucessor e muitos o apontavam como melhor do que ele. Pura ilusão. Pelé era único, imbatível.  Ouvi de vários companheiros dele, no Santos, declarações fantásticas sobre a maneira como jogava. Pepe, seu companheiro eterno no ataque, dizia que era o maior artilheiro do clube, com 414 gols, porque Pelé não contava, era um ser de outro planeta.

O Brasil assistiu entristecido nos últimos meses o declínio físico da sua saúde, atingido pela doença, que fez o Brasil acompanhar com atenção todos os detalhes dessa luta que ele enfrentou, na esperança que pudesse haver um milagre, o que infelizmente, não aconteceu.

Hoje, Pelé nos deixou, enchendo de comoção e tristeza o coração do povo brasileiro e do mundo. Ele deixa, para sempre, sua marca no futebol brasileiro e no futebol mundial. Nunca houve e nem haverá um jogador como Pelé. Ele será, para sempre, o Rei do Futebol.

Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES