MENU

BUSCA

Acórdão de julgamento do TJD-PA que rebaixou Paragominas é publicado e Parazão pode ser retomado

Caberá agora às partes envolvidas no processo solicitarem ao STJD a revogação da liminar que suspende o campeonato. Caso pedido seja aceito, torneio poderá ser realizado imediatamente. 

Caio Maia

O acórdão do julgamento que determinou o rebaixamento do Paragominas à Segunda Divisão do Campeonato Paraense foi publicado na tarde desta segunda-feira (23) pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA). A informação foi confirmada pelo presidente da casa, Jeff Lauder, ao Núcleo de Esportes de O Liberal.

VEJA MAIS

Parazão suspenso: executivo do Paysandu acredita que campeonato retorne neste final de semana
Vandick Lima disse que imbróglio jurídico que suspendeu o torneio seja julgado até esta quinta (26) no STJD.

Com retorno do Parazão indefinido, Paysandu planeja realizar mais um amistoso no domingo (29)
Segundo Vandick Lima, executivo bicolor, Papão quer no final de semana de qualquer maneira, seja oficialmente ou em jogo-treino.

Cametá acerta amistoso contra o Remo no Parque do Bacurau, confirma presidente do Mapará
Jogo denominado como “Amistoso dos Campeões” será no próximo domingo (29), no Parque do Bacurau

"A partir de agora, com o acórdão publicado, as partes do processo serão notificadas e elas terão o direito de recorrer ao STJD sobre o caso. A partir de agora não depende mais nada da gente, mas sim das partes recorrerem ao STJD", disse o presidente.

Entenda o caso

A não publicação do acórdão fez com que o Campeonato Paraense de 2023 fosse temporariamente suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na última sexta-feira (20), o Paragominas, clube rebaixado à Segunda Divisão estadual em 2022, recorreu ao Superior Tribunal pedindo a manutenção na elite.

Ao STJD, o Paragominas alegava irregularidades envolvendo dois jogadores: Guga e Hatos. Após serem expulsos e punidos pelo TJD por atos de indisciplina praticados quando jogaram a Segundinha pelo Itupiranga, em 2021, os atletas jogaram por outros clubes no Parazão de 2022 e não cumpriram as devidas suspensões apenadas.

No dia 20 de outubro, o STJD havia decidido, por unanimidade, anular todas as decisões até então divulgadas pelo TJD/PA e pedir novo julgamento, o que foi feito em 19 de dezembro do ano passado. O TJD manteve o Paragominas rebaixado e multou o Itupiranga em R$ 30 mil. No entanto, devido às férias do judiciário, o resultado desse julgamento ficou mais de um mês sem ser publicado.

TJD/PA julga imbróglio do Parazão 2022 e mantém rebaixamento do Paragominas
Cametá e Itupiranga foram punidos com a multa de 30 mil, sendo que o Mapará perdeu o mando de dois jogos

Parazão 2023 suspenso: paralisação do campeonato foi motivada por confusão de datas de férias do TJD
Tribunal já havia julgado o rebaixamento do Paragominas, mas não publicou o acórdão da decisão.

O espaço de tempo entre o julgamento e a publicação abriu precedente para que o Paragominas solicitasse a suspensão do estadual. O pedido foi acatado, em decisão liminar, pelo STJD na sexta (20).

Agora, com o acórdão publicado, cabe às outras partes envolvidas solicitarem a revogação da liminar ao Superior Tribunal. Caso o órgão acate o pedido, o Parazão poderá ser retomado imediatamente.

Futebol