CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sabino do Acordeon embala festas juninas no Pará com clássicos do forró Pé de Serra

Aos 64 anos, o autor de grandes clássicos do forró é figura carimbada nas festas do mês de junho

Bruno Menezes | Especial para O Liberal

Se você é fã das festas de São João, que tomam conta do Pará neste mês de junho, certamente já deve ter ouvido o trecho de uma canção que diz: “A vida do lavrador é um trabalho pesado, trabalhando o dia inteiro, trabalhando o dia inteiro na noite de redenção”. A música ‘Lavrador’ é de autoria do cantor e compositor Sabino do Acordeon, um pernambucano com alma de paraense que todos os anos encanta as festas juninas por onde passa.

Com mais de 54 anos de carreira, Sabino veio para Belém com a família em 1980, época em que sua carreira musical começou a deslanchar. Na cidade, ele foi um dos músicos pioneiros do chamado ‘forró pé de serra’, gênero que já na época fazia todo mundo dançar nas festas e casas de show da capital.

VEJA MAIS:

image Representatividade: Paraenses marcam presença no São João da Thay
Ao longo da semana, uma programação gigante foi programada pela influenciadora Thaynara OG.

image Veja a programação cultural para o mês de junho em Belém
Com programações gratuitas e pagas, o mês junino tem uma vasta agenda na capital paraense

image Miss junina tem preparo intenso para o período do São João
O treinamento inicia com meses de antecedência e muita dedicação para alcançar o sonhado título tradicional do mês de junho

image Arraial 'Tamo Junto e Misturado' inicia na próxima quinta-feira (13)
O evento vai até o dia 30, com programação diversa para a população

Mesmo carregando muitos traços da cultura pernambucana, Sabino se adaptou facilmente aos costumes paraenses, principalmente na parte culinária, que ele adora.

“Belém é uma terra muito maravilhosa, as coisas daqui são muito boas, como o açaí, que eu gosto com açúcar, a maniçoba que tem muitas coisas nordestinas, como o jabá, o pé de porco, eu gosto muito, então eu cheguei aqui e me acostumei logo, porque essa terra aqui é abençoada”, diz o compositor.

O apreço e talento para a música foram descobertos por Sabino ainda na infância. Ele conta que desde muito novo já praticava em diversos instrumentos característicos do forró e de outros gêneros populares em sua terra.

“Lá no Nordeste tem um instrumento chamado melê, que parece a zabumba, é um instrumento tipo um funil e eu comecei por ele. Depois passei para a zabumba e fui evoluindo até chegar na sanfona. A música é um dom de Deus, não é à toa que a música tem 7 notas musicais, é o número da perfeição. E quando vem de Deus, quando o dom vem dele, todo mundo gosta”, salienta o cantor.

E o dom de Sabino ficou conhecido nacionalmente quando ele gravou seus primeiros discos. Sempre muito alegre, ele relembra que os grandes sucessos de sua carreira fizeram parte do seu 1º disco.

“Lavrador tem 38 anos. Eu gravei em 1986, pela gravadora Continental, uma gravadora nacional lá de SP. Além de ‘Lavrador’ outras canções como Atrás do Horizonte, Xote da casa da Seresta, Tudo que você me pedir eu dou, são várias músicas, que fizeram muito sucesso na época”, conta o músico.

Comparação com Luiz Gonzaga

Apesar do enorme sucesso, muita gente não associa essas músicas ao nome de Sabino do Acordeon e acabam atribuindo a outros cantores de sucesso, como Luiz Gonzaga. Apesar da confusão, o pernambucano ri da situação e diz que não se irrita nem um pouco.

“Eu acho bom porque enquanto existir o planeta terra, Luiz Gonzaga vai existir, as músicas dele. Porque só pra você ter uma ideia, a nova geração chega comigo ‘Seu sabino, essa música Carolina, é muito boa’, sabe quantos anos tem? Tem 70 anos, Vida do Lavrador tem 38, são músicas que, enquanto existir a Terra, vão existir. Muita gente até acha minha voz parecida com a de Gonzaga, mas eu só tenho a agradecer, não posso me exaltar, mas é maravilhoso as pessoas gostarem do meu trabalho, ne?”, pontua ele de forma descontraída.

Para quem ficou interessado em ouvir pessoalmente os grandes sucessos de Sabino do Acordeon é melhor se programar porque a agenda do cantor neste mês de junho está lotada. Neste sábado (08), ele se apresenta na terceira edição do "Arraiá du COPM" no Clube dos Oficiais da Polícia Militar (COPM), localizado na Rua 2 de Junho, bairro da Águas Brancas, em Ananindeua, às 18h.

Mais tarde e no mesmo dia, o cantor se apresenta na cervejaria Ananibeer, localizada na Rua Jardim Brasil, bairro Levilândia, também em Ananindeua.

 

Serviço:

"Arraiá du COPM"

Data: 8 de junho (sábado)

Horário: 18h

Local: Clube COPM - R. 2 de Junho, bairro da Águas Brancas, Ananindeua

"Forró Anani"

Data: 8 de junho (sábado)

Local: Cervejaria e Restaurante Ananibeer - Rua Jardim Brasil, bairro Levilândia, Ananindeua.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA