Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Rose Maiorana entrevista Rai Mesquita em mais um episódio do videocast 'LibArt'

Na Marinha eu desenvolvi as influências, viajei para a Europa, e pensava: 'eu preciso colocar em prática na minha arte", relembrou Rai

Emanuele Corrêa

A empresária e artista plástica Rose Maiorana, entrevistou o multiartista Rai Mesquita, no episódio mais recente do videocast “Lib Art, gravado nos estúdios da Redação Integrada de O Liberal. O episódio está disponível desde o sábado (10), no LibPlay. O bate-papo descontraído passou pelas vertentes artísticas, influências e planos.

VEJA MAIS

Zoca fala dos projetos artísticos e pessoais no Lib Art
Para quem quiser acompanhar o bate-papo, fica disponível neste sábado (13), a partir das 14h, no Lib Play.

Jorge Eiró conta um pouco da trajetória como profissional e artista no LibArt
O bate-papo estará disponível neste sábado (30), a partir das 14h, no Lib Play.

Rose Maiorana entrevista Sebá Tapajós em mais um episódio do videocast 'LibArt'
Em um diálogo descontraído, Sebá relembrou os momentos com o pai, o violonista Sebastião Tapajós. O bate-papo estará disponível a partir das 14h, no Lib Play

Rose apresentou o artista e perguntou sobre suas influências. Rai revelou que é autodidata nas artes e começou com o artesanato. Durante a juventude teve um período de rebeldia, que quase o afastou das artes, mas o artista plástico contou que seu fazer artístico foi fortalecido com o tempo. "Eu sou autodidata, acompanhava a minha mãe que também é artista. Com 16 anos eu comecei a fazer algumas loucuras e a minha família me mandou pra Marinha. Em 1990 eu saí da Marinha, o primeiro passo que eu dei foi me matricular na escola, fiz teatro. Comecei a fazer peças, trabalhando em carnaval, fiz uma carreira meteórica no Rio de Janeiro", disse.

"Foi um presente ter fugido ao Rio de Janeiro. Eu abracei o Rio como uma fuga, porque a minha família não me controlaria. Na Marinha eu desenvolvi as influências, viajei para a Europa, e pensava: 'eu preciso colocar em prática na minha arte", relembrou.

Rai morou algumas décadas no Rio de Janeiro e em 2018 precisou retornar para Belém para cuidar da mãe. No entanto, recordou que voltar à capital paraense ampliou suas perspectivas de trabalho. "Eu vim para Belém para cuidar da minha mãe, no começo achei que não prosseguiria com a minha carreira. Mas montei uma barraca na Praça da República, uns amigos me incentivaram a voltar. Recentemente eu estou no elenco de um filme sobre a Cabanagem... Eu sou um artista multimídia, já passei pelo artesanato, carnaval, teatro, e como eu pintava pensei em uma exposição", recordou.

Rose Maiorana entrevista Elieni Tenório no 'Lib Art'; vídeo
A artista plástica conta sobre a trajetória, preferências e planos.

Rose Maiorana entrevista o artista plástico Petchó Silveira no 'Lib Art'
As obras do artista retratam pessoas pretas e suas vivências. Para ele, é um instrumento de voz e denúncia social

Rose Maiorana entrevista Geraldo Teixeira no 'Lib Art'
O artista plástico conta histórias curiosas no bate-papo descontraído.

Um dia saindo da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, o artesão entrou em uma exposição, onde acontecia uma vernissage, em uma livraria. Inspirado nesse dia, no ambiente, voltou pra casa e começou a pintar o que viraria o "Círculo colorido da vida". "Quando eu saí da praia, entrei em uma vernissage e as pessoas achavam que eu era artista, por estar lá. Quando eu sai, pensei 'é isso que quero fazer'. Meu primeiro trabalho foi o 'Círculo colorido da vida', inspirado no teatro. Fiz o lançamento no dia do meu aniversário. Eu fui no lugar que é o bar do Ziraldo, joguei com a minha humildade, perguntei enquanto eras para fazer uma exposição e não era barato - eu já tinha alguns apoiadores - e escolhemos a data", concluiu.

A entrevista completa conduzida por Rose Maiorana está disponível no LibPlay.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA