CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jorge Eiró conta um pouco da trajetória como profissional e artista no LibArt

O bate-papo estará disponível neste sábado (30), a partir das 14h, no Lib Play.

Bruna Lima
fonte

O artista plástico paraense Jorge Eiró é o novo convidado do videocast “LibArt”, apresentado pela empresária e artista plástica Rose Maiorana. Nesse episódio, Eiró destaca os principais pontos da carreira como artista. O bate-papo estará disponível neste sábado (30), a partir das 14h, no Lib Play.

Jorge Eiró falou sobre a carreira, o processo de formação em arquitetura e a transição para as artes plásticas e ainda, a migração para a docência. “Nesse episódio a gente fala sobre o processo criativo, quais são as minhas fontes de inspiração, as minhas referências principais, o meu trabalho e como eu mobilizo tudo isso”, explica o artista.

Nessa trajetória, o artista diz que faz parte de uma geração de artistas dos anos oitenta e que são impulsionados com o Arte Pará, uma iniciativa da Fundação Romulo Maiorana que foi fundamental para decolar a carreira de muitos artistas.

Outro ponto importante do bate-papo é sobre a importância que o artista deve dar ao cuidado com a carreira profissional. “É importante entender que o artista é um profissional como outro qualquer. E ele tem suas obrigações, suas responsabilidades, suas demandas, e que não se resume simplesmente naquele hábito criativo, do ateliê, que não é só isso. Portanto, a função do artista não se resume apenas ao processo de criação, mas também ao antes e depois do processo criativo”, pontua o artista.

Falando em trabalho, além da função de artista e professor, Jorge Eiró ainda toma conta da Companhia de Jorge, que atualmente está com espaço novo, onde vem ampliando os trabalhos e promovendo oficinas para crianças e adultos.

As oficinas criadas para o público infantil funcionam como um detox dos aparelhos digitais que as crianças costumam ficar ligadas diariamente. “A ideia da oficina é de tirar a criançada desse meio digital. E é muito bom ver a receptividade delas”, destaca o artista. Quem quiser saber mais sobre o espaço é só acessar o instagram @companhiadejorge.

O artista plástico, arquiteto e professor Jorge Eiró é paraense natural de Belém, nasceu em 1960 e atualmente dirige a Casa da Memória.

Já realizou exposições individuais, como "Jorge Eiró" (1987), “Solo” (1990), “Idade Mídia” (1994), “Exegese” (1996) e “Cartografias” (2002), e participou de diversas exposições coletivas nacionais e internacionais, entre elas “VIII Salão Nacional” (Rio de Janeiro, 1985), Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco (Recife, 1987), “Art in Paradise” (Miami e Washington - USA, 1992), “Graphos” (Brasília, 1993), “Painel da Arte Contemporânea Brasileira” (São Paulo, 1994), “Pará Hoje” (Belém, Fortaleza e Brasília, 1996) e “Dentro/Fora” (São Paulo, 2002), além de vencer premiações no Salão Arte Pará e no Salão de Arte Contemporânea do Maranhão.

Jorge é também um dos membros do Conselhos Curadores da Galeria de Arte da Universidade da Amazônia (Unama) e do Museu de Arte do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), tendo executado diversas ações curatoriais em exposições realizadas em Belém.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA