Renan Malato lança single 'Ih Faltou Luz' como crítica às enchentes de Belém

O clipe apresenta a cidade capital paraense em um pós-apocalíptico

Painah Silva
fonte

Mostrando uma cidade em um período pós-apocalíptico, Renan Malato apresenta o seu novo trabalho esta semana. O single "Ih Faltou Luz" está disponível nas plataformas digitais nesta segunda-feira (13), enquanto o clipe será lançado terça-feira (14). 

O paraense começou na música aos cinco anos de idade, por influência do pai. Mas foi somente na época escolar que ele montou e participou do Grupo Formação, e, desde então, não parou mais de se apresentar em bares e casas de show nas noites da capital do estado. Entretanto, seu trabalho conseguiu ter mais notoriedade após a revolução das plataformas de streaming. 

VEJA MAIS 

image Tapajazz agora é patrimônio cultural paraense
A notícia chega logo após a realização da 9ª edição do festival, em Alter do Chão, Santarém,

image Diretamente de Ananindeua, Pará ganha primeira Orquestra Filarmônica Paraense
Coletivo foi criado em outubro de 2021 com o intuito de arrecadar mais recursos e patrocínios para os profissionais do Pará

image Banda Pegando a Beira apresenta o 'Baile Tareando' com clássicos da música paraense
Com quatro anos de carreira, a principal proposta da banda é levar a guitarrada experimental para o público

Com sua carreira construída em torno da música eletrônica, o cantor afirma que, diferentemente do que alguns podem pensar, canções desse gênero não se baseiam somente em “músicas de balada”. “Se parar pra pensar, 90% das músicas, hoje, são produzidas eletronicamente, com beats pré montados, pads e teclados modulados por sintetizadores e osciladores”, diz ele. 

Falta de luz, inundações, sujeira nas ruas e emaranhado de fios elétricos nos postes  

 

“Ih Faltou Luz” foi escrita justamente no momento em que faltou luz na casa de Renan. E a ideia para o vídeo surgiu pensando na realidade presente na cidade, além das referências do gênero cinematográfico “Ficção Científica”, o qual possui uma grande admiração do paraense. “Uma das previsões em um cenário pós apocalíptico é exatamente a falta de incidência da luz do sol na terra. Nesse cenário, os humanos ficariam com baixa produção de vitamina D, o que resultaria, em alguns corpos, na necessidade de ficar perto de lugares que emanam luz. E foi exatamente esta história que tentei trazer no meu clipe, onde os humanos são viciados em luz e ela só está sob posse dos bilionários ou “traficantes de luz””. Ao mostrar a realidade de muitos que vivem em Belém, Renan afirma que seu trabalho surge como uma forma de manifesto e pedido para o Poder Público. “Hoje, esses apagões diminuíram e, quando acontecem, são rápidos. Mas em um passado próximo, quando escrevi a letra, em Belém, era certo que toda semana faltava luz por horas. Chamávamos até de ‘blackout’ quando abrangia toda a cidade.”, relembra o artista.

Além das faltas de energia, Renan também cita na letra as inundações, a sujeira nas ruas da cidade e mostra no clipe o emaranhado de postes e fios elétricos bastante presentes em muitos pontos da capital. Inclusive, o artista aproveitou para mostrar no clipe ele surfando na Rua dos Pariquis, como uma crítica às enchentes após as fortes chuvas. 

Conteúdo cinematográfico 

 

Com a sua experiência em conteúdo cinematográfico, o cantor traz para o vídeo uma realidade que se passa no ano de 2189, com um cenário de destruição e abandono. Como demonstração, foram filmados muitos locais que se assemelham à imagem buscada. “Criei várias cenas de efeitos especiais com os pontos turísticos da cidade, todos destruídos. Algumas cenas nem precisaram de muito trabalho”, brincou Malato, referindo-se às partes da cidade que parecem abandonadas.

Malato se empenhou no novo lançamento, no qual trouxe muito de sua produção própria e apresentou na música eletrônica o sub-gênero, conhecido pelas siglas como DNB, ou “Drum N’ Bass”, o qual traz o som da bateria e do baixo. Segundo ele, é a primeira vez que produz algo nesse estilo.

VEJA MAIS 

image Vereadores querem tornar brega e aparelhagens patrimônio cultural de Ananindeua
Aprovado por unanimidade em sua primeira votação, durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (3), o PL ainda precisa ser aprovado em mais um turno

image Paraense produz versão tecnomelody de single sucesso da cantora Marina Sena
A cantora estará em Belém no dia 18 de dezembro, no Psica Festival

image GALERIA DE FOTOS: Veja os bastidores do clipe de Anitta em Belém
Cantora e o funkeiro Pedro Sampaio fizeram a alegria do povo no Ver-o-Peso

(*Estagiária Painah Silva, sob supervisão da Coordenadora de Conteúdo de Cultura, Sonia Ferro)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA