Documentário sobre Dona Onete é exibido na Mostra de São Paulo

Longa será apresentado neste domingo (26), na Cinemateca, com presença da artista paraense, e volta à programação na próxima terça-feira (29)

Amanda Martins

O documentário Dona Onete – Meu coração neste pedacinho aqui”, que retrata a trajetória da cantora e compositora paraense conhecida como Rainha do Carimbó Chamegado, integra a programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa será exibido neste domingo (26), na Cinemateca Brasileira, com a presença de Dona Onete, e terá uma nova sessão na terça-feira (29), às 16h45, no Cinesesc.

VEJA MAIS

image TOCA Carajás leva Dona Onete e Chico César para shows na orla do Rio Tocantins
Festival oferece ainda mostra criativa, feirinha gastronômica e shows de artistas locais, em dois palcos montados na Praça São Félix de Valois

image Dona Onete ganha documentário que revela sua vida e celebra a força da Amazônia
Filme dirigido por Mini Kerti mostra a trajetória da artista, suas memórias e o carimbó chamegado que conquistou o Brasil e o mundo

image Mulher viraliza após criticar os figurinos das artistas paraenses no Amazônia Live: ‘Achei horrível’
O show foi realizado na última quarta-feira (17) em um palco flutuante no Rio Guamá

Dirigido por Mini Kerti e com roteiro de Carol Albuquerque e Victor Nascimento, o filme apresenta um retrato íntimo e sensível de uma das vozes mais representativas da cultura amazônica. A produção foi vencedora do prêmio de Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio, onde teve sua estreia em outubro deste ano.

O longa acompanha a trajetória de Ionete Gama, nascida às margens de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Órfã desde os nove anos, Dona Onete foi professora, militante e pesquisadora, tornando-se também guardadora da memória e dos saberes da floresta antes de conquistar projeção nacional e internacional na música, já aos 72 anos.

As filmagens percorrem cenários que dialogam diretamente com sua obra, passando por festas ribeirinhas, palafitas e paisagens amazônicas que inspiram suas canções marcadas por banzeiros, encantarias e celebrações da vida na Amazônia.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA