Cine Líbero Luxardo promove debate sobre 'Ainda Estou Aqui' com críticos paraenses
Com mediação de Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), roda de cinema acontece nesta quinta-feira (13) e será aberta ao público

O Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), será palco de um importante debate sobre o filme "Ainda Estou Aqui" nesta quinta-feira (13), logo após a sessão das 19h. O evento contará com a mediação de Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), e será aberto ao público.
Considerado um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro nos últimos anos, "Ainda Estou Aqui" venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2025, tornando-se a primeira produção brasileira a conquistar a cobiçada estatueta. Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, o longa tem gerado grande repercussão entre a crítica e o público, atraindo debates sobre suas diversas camadas sociais, culturais, políticas e cinematográficas.
VEJA MAIS
O filme se passa no início da década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil, e acompanha a história da família Paiva. Rubens, Eunice e seus cinco filhos vivem no Rio de Janeiro, em uma casa sempre aberta para amigos. No entanto, a tranquilidade se desfaz quando Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece, marcando um dos episódios mais sombrios da história do país.
A atuação de Fernanda Torres foi muito elogiada, rendendo-lhe o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. A brasileira desbancou grandes nomes do cinema, como Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O Quarto ao Lado") e Pamela Anderson ("The Last Showgirl"). Sua vitória foi histórica para o Brasil, sendo a primeira premiação do país no evento desde 1999, quando sua mãe, Fernanda Montenegro, venceu com "Central do Brasil". A atriz também recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
No Brasil, o filme já somou mais de 5 milhões e espectadores e se tornou o 7º filme nacional mais visto desde 2002. O debate no Cine Líbero Luxardo será uma oportunidade para discutir as abordagens do filme, sua relevância na atualidade e a forma como retrata esse período marcante da história brasileira.
"Ele tem uma importância social, cultural, política. Acho que é importante debater e falar sobre isso. A ideia é discutir o filme, o contexto dele, as histórias que ele conta e, principalmente, fazer uma relação da importância do filme agora para o sistema brasileiro", afirma Marco Antônio Moreira, que considera ser um filme de "alto nível".
Os ingressos para a sessão das 19h custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada), com bilheteria aberta uma hora antes da exibição. No entanto, a roda de cinema será aberta ao público de forma gratuita, não sendo necessário ter assistido ao filme antes para participar. "Pode ficar para o debate quem estava na sessão anterior ou quem chegar apenas para a discussão. A entrada é totalmente franca, e quanto mais pessoas puderem vir, melhor para a troca de ideias sobre esse filme tão importante para a história do cinema brasileiro", reforça Moreira.
Serviço
Debate sobre o filme "Ainda Estou Aqui"
Data: quinta-feira, 13 de março
Local: Cine Líbero Luxardo, Avenida Gentil Bittencourt, 650 (Fundação Cultural do Pará)
Horário: após a sessão das 19h
Entrada franca
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA