CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sucuri tenta devorar cachorro, mas morre engasgada ao engolir metade da presa

Bióloga explica o que pode ter levado o réptil a óbito

O Liberal
fonte

Bento Gonçalves, um morador da zona rural de Dueré, no sul do estado de Tocantins, viveu toda a sua vida na roça e já presenciou muitas histórias curiosas. No entanto, a última que viveu foi tão inusitada que precisou registrar para não ser acusado de mentiroso. Aos 75 anos, ele passou dias procurando por seu cachorro de estimação, um filhote de uma raça americana, até que, durante a busca, encontrou o animal na boca de uma sucuri, sendo que ambos estavam mortos.

VEJA MAIS

image Cobra é avistada por estudante no campus da UFPA na manhã desta quarta-feira (29)
No vídeo que logo começou a circular pelas redes sociais, a cobra aparecia imóvel e, aparentemente, não oferecia riscos

image Luta pela vida: muçum resiste, mas é engolido por cobra do distrito de Outeiro, em Belém; assista
As imagens mostram que a cobra teve dificuldade para engolir o muçum, que tenta escapar do bote, provocando o entrelaçamento dos animais de estrutura corporal semelhante e de cores diferentes e vívidas

image Passageiros encontram cobra dentro de ônibus e entram em desespero na Grande Belém
O caso ocorreu na noite desta terça-feira (21) em um coletivo que faz a linha Águas Lindas/Ver-o-Peso

O ataque aconteceu dentro de um córrego próximo à casa de Bento, onde o cão foi engolido pela metade, mas a cobra não conseguiu terminar a refeição e morreu engasgada. "Moro toda a vida na roça, já vi sucuri pegar muito bicho, mas nunca tinha visto morrer engasgada", brincou Bento, que se preocupou em fazer o registro para que não ficasse desacreditado.

"Achei que estava viva ainda. Corri e falei: mulher, a sucuri está ali com o cachorro na boca. Ainda cortei um pedaço de madeira, mas aí ela não se mexia. Depois percebi que estava morta. Engoliu o cachorro até passar da costela e não conseguiu voltar. Morreu engasgada", contou.

image Homem grava vídeo sendo picado por jiboia: 'Limpou, tá novo'; veja
O biólogo Gabriel Souza publicou o registro para mostrar que os efeitos da picada da cobra não são mortais

image Crime ambiental: cobra é morta no bairro do Guamá, em Belém; responsáveis podem ser presos
A sucuri foi avistada nas proximidades do canal Caraparu e apresentava barriga inchada, segundo os relatos; saiba o que fazer ao encontrar uma cobra no ambiente urbano

image Jovem viraliza após mostrar ‘cobra gigante’ de estimação no colo; video
Sem demonstrar algum tipo de medo, a relação da jovem com a “cobra gigante” de estimação aparenta ser habitual

Sucuri come de cachorro a jacaré

A sucuri é uma cobra que pode chegar até 11 metros de comprimento e se alimenta de vários tipos de presas, como peixes, rãs, lagartos, aves, roedores, filhotes de antas, veados e até jacarés. Cães, claro, também estão no cardápio. Segundo a bióloga Raiany Cruz, especialista em serpentes, esse tipo de situação já foi registrada em outras ocasiões.

"Isso pode acontecer, não é tão incomum quanto parece", disse a bióloga ao G1 Tocantins. A explicação é que o ataque à presa e a própria alimentação podem causar um gasto energético muito grande e levar a cobra ao óbito.

"Dependendo do tamanho da presa, a serpente vai ter um gasto energético demasiado para fazer a digestão e, dependendo do estresse imposto ao organismo do animal para fazer esse trabalho, ela pode ir a óbito", explicou Raiany.

Outra possibilidade é que a cobra acabe tendo as vísceras perfuradas por cascos e chifres das presas, como aconteceu em um caso de alimentação com porco-espinho. “Já aconteceu casos em que espinhos, chifres, cornos ou cascos provocassem rupturas internas. Essas estruturas que o animal não consegue digerir, com potencial de perfuração podem causar o óbito. Outra situação foi de uma sucuri que se alimentou de um jacaré. Como as escamas são muito enrijecidas, acaba por dificultar a digestão. A serpente também foi a óbito porque a parte mais extrema também causou perfuração”, comentou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL