Leque é o novo acessório LGBTQIA+? Símbolo de representatividade é destaque em show da Lady Gaga
Antes vistos como item ultrapassado, leques viraram acessório queridinho da comunidade e chamaram atenção durante o show de Lady Gaga em Copacabana

Colorido, barulhento e cheio de atitude, o leque vem conquistando cada vez mais espaço como um dos principais símbolos de representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Brasil. Durante o show gratuito de Lady Gaga, realizado neste sábado (3), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, o acessório roubou a cena milhares de leques sendo abertos e “batidos” pela plateia.
Muito além de um item para espantar o calor, o leque se transformou em uma bandeira não verbal. Com estampas que vão desde o tradicional arco-íris até rostos de divas pop como Lady Gaga e Pabllo Vittar, o acessório apareceu em diversos pontos da praia, marcando a presença da comunidade.
VEJA MAIS
Considerado por muitos como ultrapassado até alguns anos atrás, o leque foi resgatado pela comunidade LGBTQIA+ e reinventado como um sinal de identidade e resistência. Inicialmente presente em baladas e festas voltadas ao público queer, ele hoje pode ser visto em locais variados: nas ruas, festivais e até em manifestações políticas.
A cantora Pabllo Vittar, que se apresentou como DJ na abertura do show de Gaga, distribuiu leques para os fãs que estavam na grade. Muitos desses modelos estampavam bandeiras LGBTQIA+ ou o rosto da artista. Veja a repercussão dos leques:
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA