CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Viaduto da BR-316 com a Alça Viária está com 45% das obras concluídas; veja como vai funcionar

A obra visa garantir o acesso dos veículos para cruzar a BR-316 em ambos os sentidos

O Liberal
fonte

O viaduto que está sendo construído na rodovia BR-316, no cruzamento com a Alça Viária, em Marituba, Região Metropolitana de Belém, está com 45% das obras concluídas, de acordo com o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). O órgão informou que também está erguendo outro viaduto na BR-316, no cruzamento com a Avenida Independência.

Após a construção das fundações, dos seis pilares de sustentação e de parte das vigas que vão garantir a sustentação da laje do viaduto, as equipes de engenharia trabalham na alça do equipamento, garantindo o acesso dos veículos para cruzar a BR-316 em ambos os sentidos. Para aqueles que saem de Marituba poderão acessar o viaduto para seguir até a Alça Viária. E quem sair da Alça Viária poderá acessar a BR-316, no sentido Belém, sem precisar fazer retorno.

VEJA MAIS

image Estrutura central do viaduto da Alça Viária é erguida na BR-316, em Marituba
Equipes trabalham na construção da primeira viga travessa do apoio central do viaduto, um marco importante para a obra, que deve ser entregue até março de 2025​

image BR-316: dois novos viadutos serão construídos entre Belém e Marituba
Os viadutos serão construídos na interseção da rodovia BR-316 com a Alça Viária e a avenida Independência

image Estado promove a maior reestruturação viária dos últimos 20 anos na Grande Belém
Além dos viadutos já entregues, o governo do Pará continua investindo fortemente na infraestrutura viária da região

“Temos hoje 130 profissionais trabalhando na construção do viaduto da Alça Viária, que está avançando conforme o cronograma de obras. Nosso objetivo é entregá-lo até mesmo antes do prazo contratual de março de 2025, garantindo mais mobilidade para toda a população”, informa a engenheira Leila Martins, diretora-geral do NGTM.

Nova etapa das obras

Esta semana, os trabalhos estão concentrados na alça do viaduto, com a execução do muro de contenção em terra armada. “Essa solução de contenção de aterro é composta de placas verticais em concreto armado, denominadas escamas, incorporadas ao aterro das cabeceiras por meio de fitas metálicas de aço galvanizado. Adotando-se essa técnica, promove-se otimização do espaço físico da obra, pela não necessidade de execução de taludes na contenção de aterros”, detalha a engenheira Emanuelle Gaia, fiscal do NGTM na obra.

Antes de receber o muro de contenção de terra armada da rampa do viaduto, o solo recebe uma preparação executada com várias camadas no solo. O objetivo é reforçar o subleito de suporte do terreno, onde serão construídas as pétalas de acesso do Viaduto Alça Viária.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM