MENU

BUSCA

Semana Santa: encontro de imagens marca esta sexta-feira (15/04) em Belém

Duas procissões se encontram, representando o calvário de Jesus e a ida da mãe, Maria, ao encontro dele. Evento volta a ocorrer após dois anos de pandemia de covid-19.

Fabyo Cruz e Dilson Pimentel

A Sexta-Feira Santa, em Belém, é marcada por duas tradicionais procissões que se encontram e que voltam a ocorrer após dois anos de pandemia de covid-19. Às 7h, da Basílica Santuário de Nazaré, sai a procissão do Nosso Senhor dos Passos, que representa Jesus Cristo carregando a cruz na caminhada de sacrifício que resultou na morte dele. Às 8h, da capela de São João Batista, sai a procissão de Nossa Senhora das Dores, que representa Maria indo ao encontro do filho para se despedir.

Por volta de 10h, as duas procissões se encontram na Igreja das Mercês, resultando na missa e no sermão do Encontro das Imagens. É uma momento emocionante para a comunidade católica da capital paraense.

Vai viajar no feriadão? Veja o preço das passagens para municípios do Pará na Semana Santa
A expectativa é de que a partir desta quarta-feira (13) uma grande quantidade de moradores de Belém viaje rumo ao interior para aproveitar os dias de folga

Feriado: fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário de Belém foi intenso nesta quinta-feira (14)
Filas foram registradas nos guichês de empresas de transporte intermunicipais e interestaduais

Mensagem de Maria é perseverança e fé, diz cônego

Cônego Roberto Cavalli, cura da Sé, explica que este momento, para a comunidade católica, significa que é para que os cristão vejam o exemplio de Maria, que como ele ressalta, com base no Evangelho, é um sinônimo de fé, esperança e perseverança.

"Este é o momento em que caminhamos com Maria. Ela vê, desde o início da vida, o destino de que ela irá sofrer. Mas continua firme na caminhada. Contemplamos ela vendo o filho carregar a cruz e morrer na cruz. Ela se mantém de pé. A mensagem dela é para não termos medo; de que a gente desista de caminhar com dignidade, fé e amor", diz Roberto.

A Redação Integrada de O Liberal acompanha as duas procissões e trará informações em tempo real. Acompanhe em OLiberal.com e nas redes sociais de O Liberal!

Encontro das imagens emociona fiéis no centro de Belém

Pouco antes de 10h30, as duas imagens se encontraram em frente à igreja das Mercês. A praça ficou lotada, com pessoas ouvindo o sermão do Encontro, feito pelo padre Cleiton Marcos.

"É um momento de grande emoção. A celebração da vitória de Jesus sobre o pecado. Nesta procissão e o Sermão das Sete Palavras relembram que estamos fazendo também a Via Sacra. Quando celebramos o encontro, é a celebração do amor divino e do amor humano. O amor divino de Jesus para com sua mãe e a resposta humana de Maria com o amor pelo seu filho", comentou o arcebispo Metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira.

Pouco antes das 11h, as duas imagens começaram a sair para a Catedral Metropolitana de Belém, para o encerramento de um dos eventos mais aguardados por católicos de Belém durante a Semana Santa.

LEIA MAIS

Sexta-Feira Santa em Belém: Estação da Docas, Parque do Utinga e Mangal das Garças estarão abertos
A Organização Social Pará 2000, que administra esses espaços públicos, informou o horário de funcionamento nesses feriados e nas datas próximas

Confira o que funciona na Semana Santa em Belém
Órgãos públicos, comércio, bancos, supermercados e espaços de lazer têm programação específica

Fim das máscaras: Belém libera o uso em ambientes abertos
Algumas regras obrigatórias ainda estão mantidas, como uso das máscaras no transporte público e em casos de contato com pessoas doentes

Liberação do uso de máscaras em locais abertos é recebida com preocupação pelos belenenses
Para a população a utilização do item de segurança ainda é indispensável

Belém