Semana da conscientização do autismo: ação leva emissão de documentos no domingo (7) em Belém

Os serviços também incluem orientação jurídica e serão destinados a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares; confira

O Liberal
fonte

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado esta semana, pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares recebem, neste domingo (7), uma ação de cidadania e educação em direitos na Praça Batista Campos, em Belém. A programação inicia às 8h da manhã e é realizada pela Defensoria Pública do Pará em parceria com o Governo do Estado.

A programação vai ofertar gratuitamente serviços de emissão de documentos, dentre eles: emissão de RG e CPF, 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito, fotos 3x4 e serviços de orientação e atendimento jurídico. Os atendimentos são destinados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares.

A ação conta com parceria da Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) e Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie).

VEJA MAIS

image Flash Tattoo ganha 3ª edição alusiva ao Autismo, em Belém
Uma das atrações do flash tattoo será o DJ Martin Blue, José Pedro, de 16 anos, primeiro DJ autista do estado

image Famílias de pessoas com autismo têm até 65% de desconto na conta de luz; saiba as regras
Programa beneficia famílias que possuem membros com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

image Clube do Remo lança camisa especial para conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista; veja
Modelo, lançado no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, já está sendo vendido nas lojas oficiais do clube

Atuação da Defensoria do Pará junto às pessoas com TEA

A Defensoria Pública do Estado do Pará atua diretamente na garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e na luta pelos direitos fundamentais das pessoas em situação de vulnerabilidade. No caso das pessoas com TEA, a Defensoria paraense promove atendimentos especializados por meio do Núcleo de Atendimento da Criança e do Adolescente (Naeca), do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), do Núcleo da Fazenda Pública e do programa “Balcão de Direitos”, com a emissão de RG com a identificação do símbolo do TEA.

Entre as ações desenvolvidas pela Defensoria Pública do Pará está o programa “Energia Azul", que concede até 65% de desconto na conta de luz, por meio de parceria com a distribuidora Equatorial Energia. A iniciativa funciona como uma rede de articulação para viabilizar o acesso de famílias de baixa renda, com pessoas com algum tipo de deficiência, ao direito ao desconto. Embora o nome do programa faça alusão ao autismo, ele não atende apenas pessoas com TEA, mas com deficiência física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla.

Somente no ano de 2023, foram mais de 150 pessoas cadastradas na campanha, além do alcance que a ação tem com a distribuição de informações para o interior do estado. O programa além de atender pessoas portadoras de deficiência e que possuem TEA, busca a justiça energética, que visa dar acesso à energia a preço justo para pessoas que são hipervulneráveis.

Serviço:

Ação alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Data: 07 de abril, às 8h
Local: Praça Batista Campos

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM