Saiba como conduzir moto na chuva com mais segurança para evitar acidentes

Especialista recomenda que condutores estejam atentos às condições adversas do trânsito

Dilson Pimentel

Conduzir motocicletas em Belém, no período chuvoso, aumenta o risco de acidentes. É que a chuva reduz a visibilidade do motociclista e há, também, buracos nas vias. Não há números específicos sobre acidentes no período chuvoso, que, geralmente, vai de dezembro a maio na capital.

image Motociclista no alagamento, em Belém. (Ivan Duarte / O Liberal)

Mas a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou que, de acordo com o Relatório Estatístico de Acidentes de Trânsito em Belém, produzido pelo órgão, a partir de dados do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), foram registrados 3.625 sinistros envolvendo motocicletas no ano de 2022, que resultaram em 2.906 feridos e 70 óbitos. Já em janeiro de 2023, foram registrados 245 sinistros envolvendo motociclistas, com 210 feridos e 6 óbitos.

A autarquia afirmou que ainda está consolidando, junto ao Detran, os dados de sinistros de trânsito ocorridos de fevereiro a dezembro de 2023. E que o relatório não possui o recorte de sinistros por bairro.

image Conduzir motocicletas em Belém, no período chuvoso, aumenta o risco de acidentes (Igor Mota/O Liberal)

Especialista em trânsito, Rafael Cristo disse que os condutores de motos devem ficar atentos às condições adversas do trânsito. “Nesse período chuvoso, aparecem inúmeros buracos nas vias. Então, o condutor de motocicleta tem que estar preparado para essas condições adversas”, afirmou.

Com a chuva, a visibilidade fica reduzida. E, dependendo do volume de água, recomenda-se que o motociclista pare, de preferência em um local seguro, até para não colocar em risco sua integridade física - assaltos, por exemplo. "Com chuva e buracos nas vias, o risco de uma queda é muito grande”, observou Cristo. É preciso, portanto, redobrar a atenção. É importante verificar a previsão do tempo para aquele dia. Também é mais seguro trafegar pela faixa de trânsito, afirmou o especialista.

LEIA TAMBÉM:

image Em pouco mais de um ano, Belém registra quase 4 mil sinistros com motocicletas, sendo 76 mortes
Em 2022 foram 3.625 casos. Só em janeiro de 2023, foram computados 245, informa a Semob. Órgão pontua que dados de fevereiro a dezembro de 2023 ainda não foram computados

image Cresce 7% o número de atendimentos a motociclistas acidentados na RMB
O número divulgado representa 41% do total de atendimentos relacionados ao trânsito, ocupando o segundo lugar no ranking, atrás apenas dos atendimentos relacionados a colisões e, em seguida, por atropelamentos.

image Forte chuva inunda bairros de Belém e deixa motociclistas ‘ilhados’ em posto de gasolina na Pedreira
O registro dos motociclistas aguardando a chuva passar foi feito por um internauta e publicado nas redes sociais

image O autônomo Dyuan Silva, 33 anos, disse que, na chuva, redobra a atenção no trânsito (Igor Mota/O Liberal)

Autônomo redobra atenção durante a chuva

O autônomo Dyuan Silva, 33 anos, disse que, na chuva, redobra a atenção no trânsito. Reduz a velocidade e mantém o foco no asfalto. "Belém é uma cidade que alaga muito, e é preciso ter muito cuidado com os buracos que ficam submersos e a gente não enxerga. Alguns companheiros meus que usam moto já caíram de moto porque não viram o buraco, que estava alagado”, contou.

Dyuan também não anda muito próximo aos veículos, principalmente os mais pesados. “Eu, brinco dizendo que todo condutor precisa prevê o futuro, analisando o trânsito e não esperar que aconteça o pior para, depois, querer tomar uma atitude”, contou. Ele afirmou ainda ser importante a manutenção do veículo, verificando pneus e freio.

O prestador de serviços Iradil Nogueira, 48 anos, também a moto em seu trabalho. Para ele, a atenção está em primeiro lugar. "Se não tiver atenção, a gente não vai longe", contou. Também é importante respeitar “uns aos outros” no trânsito. "Isso aqui é meu trabalho. Se eu não respeitar os outros, e não me respeitar, estou correndo perigo", alertou. Iradil disse que muitos motociclistas que usam as motos para entregar comida não respeitam o semáforo fechado, o que pode causar acidentes.

Outra armadilha durante as chuvas são os buracos, encobertos pelas águas nos alagamentos. Iradil também destacou a importância da manutenção da moto. "Por causa desses problemas, entre os quais os buracos, a manutenção precisa ser feita em um período menor de tempo. Em vez de fazer a cada seis meses, tem que fazer a cada três meses", disse.

Semob orienta que os condutores dirijam com mais atenção

A Semob informou ainda que, em dezembro de 2023, as ações educativas foram mais ostensivas, direcionadas aos motociclistas, que possuem o hábito de cortar caminho pelo espaço dos ciclistas. As ações foram intensificadas nas avenidas com grande fluxo de veículos, além da reincidência de reclamações à Semob, envolvendo infrações cometidas, em especial, pelos motociclistas.

A Semob afirmou que mantém fiscalização regular na cidade, por meio de rondas com agentes em viaturas e motocicletas, com o apoio do guincho, para coibir imprudências e infrações e tem feito autuações em casos de flagrantes, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que realiza estudos técnicos nas vias de Belém para criação de projetos para implementar sinalização viária em conformidade com o Manual Nacional de Sinalização Viária do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A autarquia orientou que os condutores dirijam com mais atenção, não cometam imprudências e sigam as regras de circulação previstas no CTB, legislação que regula o trânsito e é aprendida nos Centros de Formação de Condutores, quando da habilitação. Seguindo essas recomendações, o condutor evita imprudências, infrações, multas, sinistros e mortes no trânsito.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM