Pichação: depredação contra o patrimônio público é considerada crime; entenda

Caso alguém seja pego em flagrante, o indivíduo é encaminhado para uma unidade policial

Bruna Lima
fonte

Após a recente reforma do coreto central da praça Batista Campos, em Belém, imagens circulam nas redes sociais o vandalismo no local. O coreto já foi pichado e moradores reclamam da ausência de guardas municipais.

A depredação contra o patrimônio público é caracterizada como crime, sujeito à pena de reclusão de seis meses a três anos, além de multa.

VEJA MAIS 

image Muros do Allianz Parque são pichados em protesto contra diretoria do Palmeiras
As pichações foram feitas após a derrota do Verdão para o Santos no último domingo (8)

image Homem é flagrado pichando caixa d´água de São Brás, em Belém
Policiais militares ficaram à espera do rapaz para capturá-lo. Trata-se de um crime ambiental e cujos flagrantes são incomuns.

image Mulher ameaça e picha carro de musa do OnlyFans após ciúmes do marido
Produtora de conteúdo adulto, a influencer Mari Oliveira recebeu ameaças em suas redes sociais e teve xingamento pichado no capô do carro

Penalidade

Caso alguém seja pego em flagrante, o indivíduo é encaminhado para uma unidade policial. A Guarda Municipal informa que, por meio do telefone 153, qualquer pessoa pode realizar uma denúncia, caso presencie uma ocorrência de depredação e pichação, roubo ou furto. A partir da ligação gratuita, uma viatura da GMB será encaminhada ao local para realizar os procedimentos necessários. Outros contatos são o Centro Integrado de Operações (190) e o Disque-Denúncia (181).

Também é enquadrado nessas situações o crime de vandalismo, conforme estabelece o artigo 163 do Código Penal Brasileiro.

A diferença entre pichação e grafrite

As duas são pinturas feitas com tintas spray ou de latas. Elas são manifestações que nasceram no século XX, dentro de uma produção cultural urbana. No entanto, uma é mais aceito que a outra.

Uma parcela da população não considera a pichação como manifestação artística. É uma expressão comumente associada ao vandalismo, delinquência e poluição visual. Já o grafite também nasceu nas ruas e sempre transitou por esferas de marginalidade, mas cada vez mais vem ganhando legitimidade e sendo reconhecido como arte pela sociedade. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM