CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Motoristas de aplicativos remarcam protestos mais uma vez

Eles querem ser recebidos pelo prefeito Zenaldo: ato passou para quarta

Redação integrada de O Liberal
fonte

Motoristas de aplicativos transferiram desta terça (19) para a próxima quarta-feira (20), o agendamento do protesto que pretendem fazer em Belém contra o decreto que regulariza a atividade da categoria na cidade. A informação foi dada, na tarde desta segunda-feira (18), por um motorista que integra o grupo que já havia organizado a manifestação feita dia 11 deste mês. A ideia deles é seguir, de carro, até a sede do governo municipal, para tentar ser recebidos pelo prefeito Zenaldo Coutinho.

LEIA MAIS:

Segundo acrescentou o motorista, que pediu para não ser identificado. Eles estão insatisfeitos com o cadastramento ao Sistema de Transporte Individual Privado Remunerado de Passageiros (Sistirp), que começou no dia 11 deste mês.

O sistema, legalizado pela Prefeitura de Belém desde setembro de 2018 pelo decreto 92.017/2018, foi regulamentado pelo decreto 93.022 e publicado na edição do dia 8 de fevereiro de 2019 no Diário Oficial do Município. E determina as regras para a prestação do serviço de transporte de passageiros por aplicativo na capital, respeitando as leis de mercado que regem o setor, mas também garantindo segurança ao usuário e aos próprios motoristas de aplicativo, com a devida fiscalização da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

image Ato do dia 11 fechou pistas da Augusto Montenegro à Codem, em Nazaré (Ary Souza)

RECUO

Semana passada, outro protesto foi desmarcado. Um ato público, agendado para dia 13, também foi suspenso na véspera.

Na manhã de segunda-feira (11), mais de 500 motoristas já haviam protestado contra esse cadastramento. Ao final da tarde daquele dia, o prefeito Zenaldo Coutinho divulgou que havia se reunido com "a comissão que representa" os motoristas de aplicativos. "A comissão que tem acompanhado todas as reuniões e tratativas sobre a regulamentação desse tipo de transporte".

Em reunião na noite de terça-feira (12), motoristas de aplicativos de Belém decidiram suspender o protesto pelas ruas da cidade, marcado para a quarta-feira (13). Naquela ocasião, um motorista de aplicativo, que pediu para não ser identificado, disse à reportagem de O Liberal que a categoria aguardou, até o final da noite de terça-feira, por um posicionamento do prefeito Zenaldo Coutinho se receberia, ou não, os administradores de 52 grupos de aplicativos para uma nova reunião com a categoria. Caso contrário, sairiam em carreata até o Palácio Antônio Lemos, sede do Executivo Municipal.

image Novos atos podem acontecer, dizem motoristas (Ary Souza)

CONVERSAS 

No domingo, à tarde, um motorista de aplicativo falou sobre o cancelamento do protesto (o do dia 13) e sobre a nova manifestação, qua havia sido marcada para esta terça-feira (19).
"Nós cancelamos. Na quarta-feira, à tarde, ficamos sabendo que o prefeito nos receberia, na sexta-feira, pra gente tratar sobre o assunto do decreto. Só que ele não nos recebeu e está enrolando a gente. Como ele não recebeu a gente, vamos lá para a frente da prefeitura, para ver, se pelo menos dessa maneira, ele nos recebe pra gente dialogar sobre esse decreto, que está prejudicando a maioria [dos motoristas de aplicativo]".

SEMOB IGNORA AÇÕES

Sobre a ameaça de novos protestos de motoristas de aplicativos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou esta segunda que  desconhece o motivo da manifestação: "Já ocorreram várias reuniões com representantes das plataformas e motoristas de aplicativos, onde foram esclarecidos diversos pontos sobre o regulamento e que estavam causando confusão na categoria".

Segundo a Semob, a reunião mais recente ocorreu ainda na semana passada, com uma comissão dos motoristas de aplicativos que organizaram a manifestação da última segunda-feira.

"A reunião serviu para esclarecer pontos como idade máxima do veículo, curso de formação, período para cadastro, parada para embarque e desembarque, entre outros", diz a superintendência, ressaltando que, no encontro, também foi esclarecido que "qualquer parecer técnico acerca do serviço só poderia ser emitido após o repasse dos dados da frota de veículos cadastrados pelas plataformas".

A Semob diz ainda que "toda a comissão de motoristas de aplicativos saiu satisfeita com o que havia sido conversado", e que, "se tentaram marcar alguma coisa depois disso, não temos conhecimento".

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém diz ainda, na nota, que "continua aberta para prestar esclarecimentos à categoria sobre o regulamento, que já foi objeto de várias reuniões para debater e aprimorar a regulação do serviço".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM