Máscara contra covid-19: saiba onde ainda é obrigatório usar mesmo com a liberação em Belém
Apesar de o item essencial de prevenção contra a covid-19 não ser mais obrigatório até em ambientes fechados, não é em todo local que não é mais necessário usar máscaras; entenda

O uso de máscaras também em ambientes fechados não é mais obrigatório em Belém. A decisão foi anunciada pelo prefeito Edmilson Rodrigues. Mas isso não quer dizer, exatamente, que já é para deixar as máscaras completamente de lado. Ainda há regras específicas para locais e situações que seguem exigindo o uso do item de segurança contra a covid-19.
VEJA MAIS
Onde e quando ainda é obrigatório usar máscara em Belém?
Uma das principais obrigações é que apesar de ser um ambiente fechado, os ônibus ainda exigem o uso de máscara, mesmo que muito antes da liberação, vários passageiros já não respeitassem a obrigatoriedade.
Outros modais de transporte público ou privado, como ônibus de turismo e embarcações continuam obrigatórios. Hospitais e outras áreas de risco de contaminação também têm a recomendação de manter o uso de máscaras.
Quem ainda precisa usar máscaras em Belém?
O uso de máscaras também segue obrigatório para algumas pessoas em condições específicas. Segundo a Prefeitura de Belém, pessoas que possuam fatores de risco para agravamento da covid-19 (comorbidades, imunossuprimidas, mulheres grávidas e idosos de 70 anos ou mais) precisam manter a medida preventiva.
Quem apresentar sintomas gripais ou tiver tido contato com pessoas com esses sintomas ou outras características semelhantes às da covid-19, precisa manter o uso de máscaras até um teste possa comprovar que a pessoa não está contaminada.
Locais que possam gerar aglomeração e tenham pouca ou nenhuma ventilação também podem exigir o uso de máscaras para preservação de todos no ambiente.
Outros cuidados com o relaxamento do uso de máscaras em Belém
A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Belém (Sesma) recomenda manutenção e reforço de outras medidas protetivas contra a covid-19 como:
- higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70º
- etiqueta respiratória (evitar ficar respirando, tossindo e espirrando muito perto de outras pessoas)
- distanciamento entre pessoas ou grupos em todos os ambientes
- evitar aglomerações
- priorizar ambientes com ventilação natural, com portas e janelas abertas, a fim de assegurar a boa circulação de ar e a ventilação cruzada
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA