Internos do sistema penal marcam paradas de ônibus contra aglomerações e a covid-19
Para garantir o distanciamento social, 36 detentos pintam 150 pontos. Início é pela Almirante Barroso

Trinta e seis custodiados do sistema penitenciário começaram a fazer, na manhã desta quinta-feira (9), as pinturas para demarcar o distanciamento social em 150 nas paradas de ônibus de Belém. A ação começou pela avenida Almirante Barroso, em São Brás. Veja:
LEIA MAIS
- Usuário reclamam de redução de frota de ônibus em Belém
- Isolamento social contra a covid-19 é menor na Pratinha, Campina e Tenoné
- Primeiro caso de coronavírus é confirmado no sistema penal do Pará
- Em ambientes superlotados, o coronavírus é o esperado, diz o defensor público
- Defensoria Pública quer prisão domiciliar para custodiados idosos
Os custodiados serão divididos em seis grupos, cada um com seis integrantes. “Vamos fazer a sinalização e o distanciamento social de 150 paradas de ônibus da região metropolitana de Belém”, disse o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Jarbas Vasconcelos. “O trabalho está começando agora e esperamos concluí-lo o mais rápido possível, para que os usuários do transporte coletivo tenham uma orientação segura, um distanciamento social e, com isso, protejam a sim e protejam o colega que está ao lado”.
Contra aglomerações
A ação é uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). E o distanciamento social é uma das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate ao novo coronavírus.
Apesar da confirmação do primeiro caso em uma unidade prisional do Pará, a Seap continuará mantendo presos em trabalhos de limpeza de ruas, canais e outros logradouros públicos. Só a quantidade de internos foi reduzida, de 2.576 para 66.
"Eles estão exclusivamente numa unidade prisional, saem e voltam com toda assistência e segurança. E vão trabalhar, a partir de hoje, fazendo as marcações nas paradas de ônibus, numa atuação conjunta entre Seap e Detran (Departamento de Trânsito)", disse Jarbas Vasconcelos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA