Polícia apreende 5 toneladas de peixes por transporte irregular em Breves, no Marajó

Fiscalização da Base Fluvial Antônio Lemos identificou os crimes fiscal e ambiental durante abordagem em embarcação

O Liberal
fonte

A fiscalização da Base Fluvial Antônio Lemos, instalada na região do rio Tajapuru, no município de Breves, apreendeu cinco toneladas de pescado transportado de forma irregular em um ferry boat, sem a documentação fiscal necessária. A apreensão ocorreu na sexta-feira (4), e os peixes eram originários de Manaus (AM).

A Base Fluvial Antônio Lemos é vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O secretário da Segup, Ualame Machado, destacou o trabalho de fiscalização na malha fluvial.

“Desde a instalação estratégica da Base Antônio Lemos, localizada no rio Tajapuru, que é a rota principal de tráfego de embarcações de passageiros e cargas, os resultados têm sido muito positivos no combate a qualquer tipo de crime", disse.

VEJA MAIS

image Peixes que brilham sob luz ultravioleta: Ibama apreende animais geneticamente modificados
A operação foi realizada no Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal

image 48 horas depois, PF apreende mais uma mala cheia de peixes ornamentais no aeroporto de Altamira
Cerca de 700 peixes da espécie cascudo-zebra, ameaçada de extinção, estavam sendo transportados dentro de uma mala por um homem, que foi preso em flagrante. Animais estão avaliados em R$ 1 milhão no mercado ilegal

image PF apreende mala cheia de peixes, com espécie ameaçada de extinção, no aeroporto de Altamira
Esta é a segunda apreensão do tipo no mesmo local em menos de um mês. Uma mulher foi detida, mas pagou fiança e vai responder em liberdade

"Dessa vez, por exemplo, o transporte irregular de cinco toneladas de pirarucu foi detectado imediatamente durante abordagem a uma embarcação, configurando crime ambiental, o que, mais uma vez, demonstra a atenção redobrada", completou Ualame Machado.

Embarcação 'Capacidade' transportava peixes sem documentação fiscal

Conforme a polícia, durante abordagem à embarcação “Capacidade”, que tinha como destino a capital, Belém, os agentes fiscalizavam os veículos transportados, quando sentiram o cheiro típico de peixe salgado vindo de uma das carretas.

O condutor da carreta foi interrogado sobre a carga e afirmou inicialmente que transportava apenas alguns quilos para consumo próprio. No entanto, ele acabou confessando que levava cinco toneladas de pirarucu salgado, sem a documentação exigida. O pescado e a carreta foram apreendidos e, junto com o condutor, encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Breves para os procedimentos cabíveis, conforme a Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais.

Participaram da ação agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental e da Companhia Independente de Polícia Fluvial.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM