Polícia apreende 5 toneladas de peixes por transporte irregular em Breves, no Marajó
Fiscalização da Base Fluvial Antônio Lemos identificou os crimes fiscal e ambiental durante abordagem em embarcação

A fiscalização da Base Fluvial Antônio Lemos, instalada na região do rio Tajapuru, no município de Breves, apreendeu cinco toneladas de pescado transportado de forma irregular em um ferry boat, sem a documentação fiscal necessária. A apreensão ocorreu na sexta-feira (4), e os peixes eram originários de Manaus (AM).
A Base Fluvial Antônio Lemos é vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O secretário da Segup, Ualame Machado, destacou o trabalho de fiscalização na malha fluvial.
“Desde a instalação estratégica da Base Antônio Lemos, localizada no rio Tajapuru, que é a rota principal de tráfego de embarcações de passageiros e cargas, os resultados têm sido muito positivos no combate a qualquer tipo de crime", disse.
VEJA MAIS
"Dessa vez, por exemplo, o transporte irregular de cinco toneladas de pirarucu foi detectado imediatamente durante abordagem a uma embarcação, configurando crime ambiental, o que, mais uma vez, demonstra a atenção redobrada", completou Ualame Machado.
Embarcação 'Capacidade' transportava peixes sem documentação fiscal
Conforme a polícia, durante abordagem à embarcação “Capacidade”, que tinha como destino a capital, Belém, os agentes fiscalizavam os veículos transportados, quando sentiram o cheiro típico de peixe salgado vindo de uma das carretas.
O condutor da carreta foi interrogado sobre a carga e afirmou inicialmente que transportava apenas alguns quilos para consumo próprio. No entanto, ele acabou confessando que levava cinco toneladas de pirarucu salgado, sem a documentação exigida. O pescado e a carreta foram apreendidos e, junto com o condutor, encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Breves para os procedimentos cabíveis, conforme a Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais.
Participaram da ação agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental e da Companhia Independente de Polícia Fluvial.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA