Praias do Outeiro, em Belém, são opções no primeiro domingo de veraneio
Movimento de veranistas deverá se intensificar nos próximos finais de semana, aproveitando o Sol forte e as áreas de praia desse distrito de Belém
Tomar um banho de praia, pegar um bronzeado, conversar com amigos, se divertir com a família e degustar iguarias e bebidas perto das águas. Muita gente aproveitou o primeiro domingo desta temporada de férias escolares de julho nas praias do Distrito de Outeiro. A mais procurada pelos banhistas foi a Praia Grande, para onde desde as primeiras horas da manhã pessoas de todas as idades se dirigiram, de ônibus e carros particulares.
"Eu venho para a praia todos os anos. Venho com a minha família e amigos e tem sido maravilhoso. E pretendo voltar nos próximos finais de semana, com certeza", afirmou a cuidadora Irene Gomes, 57 anos, uma das veranistas na praia.
Irene tem razão de gostar de Outeiro, e ela não é única. O calor e Sol fortes, característicos do Verão Amazônico, sobretudo, ao longo das manhãs e começo da tarde, levaram muita gente à Praia Grande. Casais de namorados e, em particular, famílias inteiras compareceram ao local para aproveitar este começo de férias escolares. Muitos preferiram fugir um pouco do Sol frequentando os bares e lanchonetes, mas outros, em especial, crianças e jovens não abriram mão de estar na areia e nas águas da praia. E aí não o que não faltou foi diversão.
Enquanto as crianças de menor idade permaneceram na areia bem perto das águas, as de maior idade, adolescentes e jovens aproveitaram para mergulhos, sob os cuidados de salva-vidas. O público infantojuvenil foi o alvo principal de vendedores de bóias, coletes, brinquedos e outros itens relacionados ao verão. Também não faltou a venda de óculos de Sol, saídas de praia, protetor sola, sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, picolés e outros produtos para o público mais adulto.
No lazer
Ao longo da manhã e à tarde, salva-vidas e policiais militares guarneceram os banhistas. O embarque e o desembarque de passageiros em ônibus urbanos foram intensos na ilha. Embarcações foram utilizadas para a segurança dos veranistas.
Entre os comerciantes em geral no Outeiro, predomina a expectativa de que ao longo das próximas semanas as vendas melhorem gradualmente. Isso porque o paraense sabe que até a tradicional chuva do meio ou final da tarde, o que impera entre os frequentadores da praia nesse balneário é a vontade de saborear cada momento das férias, o que tem um efeito econômico direto para quem atua com a oferta de produtos variados e com a prestação de serviços.
Neste primeiro domingo das férias de julho, chamou a atenção no Outeiro vendedores de abacaxi comercializando o fruto junto aos banhista: até canoa foi utilizada nessa atividade, ou seja, para chegar perto do consumidor em pleno banho de rio. Gerações foram vistas empinando papagaios nos locais mais distantes da concentração de pessoas na praia. Também nessas áreas, houve o tradicional futebol de praia, no clima de decisão da Copa Mundial de Clubes da Fifa. Entre os banhistas, muita gente vestindo a camisa do clube do coração.
"Eu vim de Icoaraci e estou gostando muito. Eu vim com a minha família para bater um papo, observar o movimento na praia, aproveitar", declarou a auxiliar de Enfermagem, Rosivete Valente. Ela aprecia praia, mas não repleta de pessoas. Disse que o que não pode faltar é o Sol". "A praia está limpa, estou gostando", arrematou.
No final da manhã e começo da tarde, muita gente suspendeu o banho de rio para o almoço. Ao longo da Praia Grande, não faltam barracas para escolha dos banhistas. E, assim, os veranistas não pensaram duas vezes para degustar um bom peixe frito, uma caldeirada, prato de caranguejo, churrasco e diversos tipos de carne bovina com acompanhamento, entre outros quitutes. Tudo isso ao som de ritmos regionais, sobretudo, o velho e bom brega.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA