Fiéis católicos de Mosqueiro celebram o Círio de Nossa Senhora do Ó dia 11 de dezembro

A saída da romaria está prevista para as 6h30, da Capela do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Chapéu Virado

Gabriel Pires
fonte

Os fiéis católicos do distrito de Mosqueiro, em Belém, celebram, no segundo domingo de dezembro (11), o 137º Círio de Nossa Senhora do Ó — padroeira da localidade — que, neste ano, volta ao formato tradicional, após passar por adaptações nos últimos dois anos, por conta da pandemia de covid-19. A edição apresenta como tema “Com Maria, por Uma Igreja Sinodal”.

A saída da peregrinação está prevista para as 6h30, da Capela do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Chapéu Virado. Os fiéis tomarão às ruas em procissão até a chegada na Igreja Matriz, na Vila, no centro de Mosqueiro. A romaria principal contará ainda com os carros de anjos, trio elétrico, homenagens dos romeiros, moradores e grande participação de crianças e pessoas idosas.

VEJA MAIS 

image Círio de Outeiro: fiéis de Nossa Senhora da Conceição homenageiam a santa neste domingo (4)
A grande procissão começará após a missa, às 8h15, na Paróquia São José

image Mulher de 49 anos é encontrada morta sem roupas em praia de Outeiro
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil (PC)

image Círio de Icoaraci: Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Graças visita Basílica Santuário
Foi a 10ª edição da romaria dos devotos, que terão o Círio neste domingo (27)

image Círio de Nossa Senhora das Graças retorna às ruas de Icoaraci na manhã deste domingo (27)
A imagem da Santa foi colocada na berlinda às 8h30, quando o Círio começou

A festa em louvor a Nossa Senhora do Ó soma 13 procissões. A primeira será a dos órgãos de segurança, no dia 6 de dezembro, com saída de Carananduba com destino à sede do Grupamento de Bombeiro Militar, no Farol. Em seguida, serão realizadas romarias, carreatas e a grande Caminhada da Fé, com saída do Furo das Marinhas e chegada na praça da Vila, quando será inaugurada a decoração noturna da igreja da Matriz. 

O festejo se estende até o dia 18 de dezembro com a festividade e shows culturais. A programação também contará com um ponto especial para comercialização das iguarias na praça da Vila e shows com artistas locais no período de 11 a 18 de dezembro

Peregrinações 

Em Mosqueiro é realizado um ciclo de preparação ao grande dia da romaria. As peregrinações com a imagem de Nossa Senhora do Ó seguem até o final do mês de novembro, com visitas às paróquias, residências, escolas, empresas e órgãos públicos da bucólica.   

Turismo 

O Círio de Mosqueiro também é uma vitrine às atividades turísticas do distrito. Segundo Fernando Feitosa, coordenador do Círio de Mosqueiro, o percurso das romarias cruza por locais de grande movimentação de público e também de elementos históricos da arquitetura, como a capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado.

Por meio do Círio Fluvial, por exemplo, os devotos poderão conhecer a região dos rios Caruaru, Pratiquara, Muribira e Tamandaquara, que formam parte da grande bacia hidrográfica de Mosqueiro. “São lugares poucos conhecidos do público, mas que a devoção a Nossa Senhora do Ó consegue mostrar e pedir para que sejam preservados porque são fontes de vida para milhares de pessoas e animais”, destacou Fernando Feitosa. 

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM