CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Contos revelam a face assustadora de Belém

Fernando Gurjão Sampaio indica quatro livros representativos sobre encantarias e visagens

Thainá Dias
fonte

Belém é a capital dos contos e relatos de aparições e assombrações. Algumas são mais conhecidas e outras nem tanto, mas todas essas histórias inquietam até quem não costuma acreditar em visagens. O advogado e escritor Fernando Gurjão Sampaio sugeriu quatro histórias que fazem parte do imaginário belenense.

Segundo o advogado, a grande vantagem da literatura é retratar diversas épocas, situações, pessoas e classes sociais, fornecendo retratos precisos que, juntos, oferecem uma imagem única de algo. “Todos os textos têm, de alguma forma, ligação com a Belém caótica e desrespeitosa de hoje. Admiro muito o título do De Campos Ribeiro, Gostosa Belém de Outrora, pois retrata bem o sentimento que temos diante da degradação da cidade. Amar Belém torna-se, dia após dia de descasos e desrespeitos, uma verdadeira sina. Desde o ponto de ver a bela Belém de tomar sorvete diante do Grande Hotel, a perceber que ainda há muitos que talvez tratassem a pandemia de Covid-19 com os mesmos protocolos da pandemia da Espanhola”, concluiu.

Confira os contos que revelam a face assustadora de Belém

1 - O Abridor de Letras, do João Meirelles Filho, do livro de mesmo nome (Ed. Record). Nesse conto acompanhamos a aventura sobrenatural do Pinduca, um artesão de barquinhos de miriti que, subitamente, é atormentado por uma encantaria. Nos confins de uma Abaeté antiga, misteriosa, o pobre aprendiz de artesão recorre ao poder da Tia Branca, que junta mais uns vizinhos para lutar contra a moléstia do encantamento.

VEJA MAIS

image Sexta-feira 13: moradora do Guamá faz relatos sobre aparição de bruxa em sua casa; confira
'Ela vinha assobiar uma noite sim e outra não. Eu nunca tive coragem de olhar na brecha, tinha pavor'

image Visagens do antigo 'Leprosário do Guamá' assombram moradores da área até hoje
As residências possuem parte da estrutura original do 'Hospício dos Lázaros' e relatos assustadores

2 - Preces, remédio contra epidemia, do De Campos Ribeiro (Gostosa Belém de Outrora.. Ed. SECULT). É engraçado ver, neste breve relado do De Campos Ribeiro, como Belém conviveu com a epidemia (ou seria pandemia) de Gripe Espanhola. Cem anos depois, é assustador perceber que ainda tem belenense querendo agir como os belenenses de 1919, na base de mandinga e remédio para verme.

3 - O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade (Edição IPHAN) - é sempre sonhador voltar às páginas d’O Turista Aprendiz e rever as impressões do Mário sobre uma Belém de outrora, tal qual a do De Campos Ribeiro. Desde a chegada à cidade, às aventuras pelos rios e cidades próximas, a tomar um sorvete em frente ao finado Grande Hotel. Apesar de não ser um conto propriamente dito, mas sim parte de um todo, são páginas muito carinhosas com a cidade.

image Visagens e assombrações em rede: lendas amazônicas ganham a internet em novos formatos
De Mapinguari à Matinta Perera, narrativas sobrenaturais da Amazônia ganham novos públicos por meio de influenciadores

image Relembre quatro lendas urbanas de Belém que são de 'arrepiar'
Histórias de visagens que povoam o imaginário dos moradores da capital paraense permanecem vivas

4 - No Utinga, da jornalista Iaci Gomes (Nem te Conto, Ed. Folheando) - nesse conto a Iaci relata um encontro estranho e fantasmagórico com um ser misterioso e bem conhecido dos paraenses, em pleno Parque do Utinga. Quando as posições mudam de lugar, como será que encaramos o que nos é familiar? A Iaci tem uma prosa maravilhosa, uns contos fantasmagóricos que são perfeitos, numa típica literatura fantástica amazônida. Das melhores descobertas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM