Buracos ‘brotam’ na Rua Senador Manoel Barata, na Campina, em Belém

Lojistas afirmam que um pedido de reparo, com fotos da situação no local, chegou a ser enviado à Sesan, no dia 9 de fevereiro deste ano, porém, até então, nada foi resolvido

Fabyo Cruz

Donos de estabelecimentos comerciais da rua Senador Manoel Barata, entre as travessas Padre Eutíquio e 7 de Setembro, no bairro da Campina, em Belém, nem se espantam mais com buracos na via. No entanto, eles estão indignados com o fato do problema não ser solucionado. Um pedido de reparo, com fotos da situação no local, chegou a ser enviado pelos trabalhadores à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), no dia 9 de fevereiro deste ano, porém, até então, nada foi resolvido.  

Há 10 anos, o comerciante Antônio Santos, 72 anos, trabalha em uma loja de confecções no trecho mencionado anteriormente. Na manhã desta sexta-feira (3). ele contou à reportagem que as erosões na rua são constantes. “Sempre tem [buraco], aqui e ali. Esse só não é maior porque a gente está todo tempo colocando pedra. Só quando cai esse pedaço que eles vêm, consertam. Mas vai afundando, afundando, a gente vai botando pedra... Eu nunca procurei o poder público, mas eles vêm quando cai mesmo e para de passar carro. Caiu um ônibus uma vez aí, ficou preso e prejudicou o trânsito. Quando algum carro fica preso aí, aí para tudo e prejudica o trânsito, né? E aqui é bem movimentado”, disse o lojista.

image Rua Senador Manoel Barata, entre as travessas Padre Eutíquio e 7 de Setembro, no bairro da Campina, em Belém (Thiago Gomes/O Liberal)

VEJA MAIS 

image Buracos na pista causam acidentes e prejuízos aos moradores do bairro do Coqueiro
Segundo denunciantes, os buracos estão no local há pelo menos oito meses

image Homem cai em buraco deixado por obra inacabada em Ananindeua
Ronildo estava andando de bicicleta quando foi atingindo por um carro e acabou caindo no buraco; a via não tem sinalização

image Praças de Belém estão em situação de abandono com falta de manutenção
Moradores lamentam a precariedade dos espaços e aguardam melhorias por parte do poder público

image O comerciante Antônio Santos, 72 anos, contou à reportagem que as erosões na rua são constantes (Thiago Gomes/O Liberal)

A empresária Franciele Rebonatto, 44 anos, conta que desde o início de fevereiro, com a chegada das chuvas intensas, os lojistas começaram a perceber a erosão de uma parte do asfalto e que o problema estava se agravando. “No dia 9 de fevereiro, nós entramos com um pedido de reparo junto à Sesan, onde foi protocolado o documento, com fotos, inclusive. Naquela data, o buraco já estava bastante visível, hoje já está bem pior. Então a gente está, há quase um mês, esperando uma resposta da secretaria, não só eu como outros lojistas, que fizeram solicitação junto a outros órgãos também, mas nem sequer tivemos uma satisfação”, afirmou.

Franciele ressalta que na quinta-feira (2) um carro caiu no buraco, outro tentou manobrar e caiu no meio-fio. “A calçada do restaurante já está destruída, está cedendo. Pelo que nós vemos ali, a erosão por baixo está bem grave, com risco de cair a qualquer momento, e a gente tem percebido o descaso das autoridades”, comentou. Outro detalhe que chama atenção de quem passa pelo local é um pedaço do asfalto onde já foi feita manutenção anteriormente. Ali, é possível ver nitidamente o remendo do asfalto, diz a empresária.

“É aquele tipo de trabalho feito de qualquer forma, que, com o passar dos dias, com pouco tempo, volta a dar problema de novo. Toda vez que dá problema, o transtorno é gigantesco, porque é uma via estreita, a gente não consegue desviar pra lugar nenhum, mas é, ao mesmo tempo, uma rua importante para evacuação do comércio, então muitos carros passam ali todos os dias, muitos pedestres, e atrapalha a circulação de forma geral”, declarou.

A Redação Integrada de O Liberal solicitou um posicionamento da Sesan sobre o caso, mas até o momento não obteve retorno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM