CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Obra inacabada na avenida Bernardo Sayão prejudica a comunidade do bairro do Jurunas

De acordo com as denúncias, o local apresenta lixo, falta de sinalização e problemas com a iluminação pública

O Liberal

Na avenida Bernardo Sayão, moradores da comunidade Caripunas Beira Mar, localizada no trecho entre a rua dos Caripunas e viela dos Caripunas Ramo, reclamam sobre a obra para a duplicação da avenida. A comunidade recebeu informações de que os serviços de manutenção voltariam neste mês de julho, entretanto, a falta de reformas trouxe problemas na área.

Por conta da falta de reformas, várias irregularidades surgem entre as queixas. Moradores afirmam que há lixos espalhados no trecho e que a sujeira atrai muitos urubus e roedores. A comunidade não sabe dizer quem são as pessoas que jogam lixo no local, porém, carroceiros já foram vistos jogando entulhos.

VEJA MAIS:

image Obra inacabada prejudica moradores de Águas Lindas
O serviço de troca de tubulação de esgoto começou há três meses, porém não há previsão de conclusão das obras

image Obra pública está paralisada há mais de um ano no residencial Mururé, dizem moradores
Obra teria iniciado em 2018

image Obras de drenagem causam transtornos na travessa Humaitá, em Ananindeua
A obra começou em novembro de 2022 e não há previsão de término

A moradora Jane Sousa disse que a área não possui sinalização e que o problema já causou acidentes na via. "Vários acidentes estão acontecendo. Já ocorreram várias vezes. Nessa época de pipa, por conta das crianças que brincam nessa área, é muito perigoso para elas estarem por aqui", sinalizou.

Outro problema é a falta de iluminação pública. No local há poucos equipamentos de iluminação, e o restante dos postes localizados no trecho não estão funcionando, segundo a denunciante. "Na nossa vila, é uma escuridão total. Eles só colocaram esse equipamento aqui [trecho ao lado da rua dos Caripunas] depois de muitos pedidos feitos pela comunidade", acrescentou Jane.

Por nota divulgada na quarta-feira (12), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que implantou a sinalização da avenida Bernardo Sayão no trecho citado pela reportagem. O órgão alega que também colocou sinalização no entorno da Praça Antônio Pena, que faz parte do complexo do Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar, inaugurado em janeiro, em comemoração ao aniversário da cidade.

"A autarquia comunica que o entorno do logradouro público, bem como a avenida Bernardo Sayão e a rua dos Caripunas receberam pintura do bordo (pintura lateral), de eixo (linha tracejada amarela), linha de aproximação dupla amarela, linha de retenção (faixa branca próxima à legenda de PARE), legenda de PARE e linha de canalização (zebrados)", disse a Semob. No entanto, a Semob disse que enviará uma equipe técnica ao local para uma avaliação da situação do trecho, que se encontra em obras de duplicação, para um estudo de viabilidade e providências.
 
A Redação Integrada do O Liberal solicitou nota para a Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan) sobre a denúncia referente ao lixo e também solicitou nota para Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) sobre a denúncia de falta de imunização pública. Até o início da tarde da sexta-feira (14), no fechamento deste texto, não houve retorno.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belém, através do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), informa que a licitação das obras de macrodrenagem, microdrenagem, duplicação e urbanização da avenida Bernardo Sayão, entre Mundurucus e avenida Engenheiro Fernando Guilhon, já está homologada e em trâmites para assinatura do contrato e ordem de serviço para início das obras nas proximas semanas. Além disso, a fase atual é de negociações para remanejamento das famílias que residem na linha de obra, com negociações adiantadas e frentes de obras garantidas. A Prefeitura reforça que, no momento, não há obra inacabada na avenida Bernardo Sayão. A obra anteriormente em execução na área, o Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar, foi recuperado, concluído e entregue a população. Desde janeiro de 2023, o Canal de Descarga vem cumprindo o papel a que foi destinado, realizando inclusive um trabalho extra de evitar que toneladas de lixo fossem despejadas diretamente no rio.

 

O projeto Você Repórter” busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando o jornalismo comunitário e colaborativo. Para participar, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a Redação Integrada de O LIBERAL, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS