Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Moradores da Marambaia reclamam que estão há quase 2 meses sem coleta de lixo

A dona de casa Selma Monteiro e a cozinheira Aldecina Brandão relatam as dificuldades enfrentadas diariamente pelos moradores na passagem São Pedro, no bairro da Marambaia, em Belém

Mariana Azevedo

O lixo acumulado em Belém tem se tornado uma das maiores preocupações da população de vários bairros da capital. É o caso dos moradores da passagem São Pedro, no bairro da Marambaia, em Belém. A dona de casa Selma Monteiro, mora há 42 anos no local, e conta que desta vez, o carro da coleta de lixo doméstico não passa na área há quase dois meses.

VEJA MAIS 

image Moradora Vânia Aleixo diz que há 11 dias o lixo não é recolhido na Marambaia
A corretora de imóveis Vânia Aleixo, fala sobre os incômodos gerados pela situação. Além disso, ela tem medo de possíveis focos de dengue devido ao acúmulo de lixo na passagem São Raimundo, na Marambaia, em Belém.

image Estilista Helen Silva denuncia mato alto e focos de dengue na Cremação
A denunciante Helen Silva relata que os próprios moradores precisam fazer coleta para pagar o serviço de manutenção do mato na via. Além disso, moradores estão preocupados com os focos de dengue no local e reclamam de entulho acumulado.

image Moradora Nazaré Souza reclama de lixo e falta de manutenção em canal da travessa Vileta, em Belém
A dona de casa afirma que por conta das chuvas fortes dos últimos dias na capital, parte da mureta do canal desabou e tem causado dificuldades para a população.

"É ruim né, viver nesse lixo. Como não está passando o carro da coleta, a gente fica aqui no meio das moscas. Não podemos nem sentar para almoçar. Eu cuido de uma cadeirante, tem criança aqui ao lado. A saúde das pessoas que moram aqui está em risco. Os cachorros rasgam o lixo e espalham pela rua, fica uma imundice que não podemos nem passar aqui. Já procuraram o órgão responsável mais nada até agora", relata a denunciante.

O mau cheio do lixo pode ser sentido de longe. O local que também era passagem de carros, agora está interditado por conta da quantidade de lixo. "Aqui tem tudo, mosca, rato, o fedor é horrível. Eu peço que venham tirar esse lixo daqui, porque não é justo a gente viver nisso aqui, até tapuru aparece em casa por conta disso", fala.

A cozinheira Aldecina Brandão, de 47 anos, relata com indignação como está sendo o dia a dia dela e de sua família devido a situação. "É um fedor infernal, na minha casa eu não posso nem jantar na cozinha, porque é insuportável o odor e eu tenho uma criança. Olha os fios como estão só mosca, tem rato pela casa da minha vizinha, na minha casa também", conta.

A situação fica ainda mais preocupante quando chove, o lixo acaba se misturando com a água acumulada na via, que não possui asfalto, além disso, o lixo entope os bueiros. "Quando chove alaga tudo, fica horrível, tem pessoas doentes aqui por causa dessa situação", afirma.

Outro problema da passagem São Pedro é a quantidade de mato alto sem manutenção. "Eu peço pelo amor de Deus, que olhem por nós, a Marambaia está abandonada. Nós aqui estamos abandonados. Deixam a gente numa imundice dessa aqui, porque nenhum ser humano quer viver numa sujeira, a minha casa é aqui do lado, é um mau cheiro horrível, poxa, a gente merece ter dignidade de estar em uma rua limpa", desabafa Aldecina.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que irá verificar a situação relatada e providenciar a retirada do lixo/entulho. "A Sesan informa também que no próximo dia 15, a nova empresa contratada, Ciclus Amazônia, já iniciará suas atividades. A nova limpeza intensifica a coleta, começa com todos os caminhões novos, 2.300 trabalhadores treinados, novos uniformes, novas papeleiras, novas lixeiras e inovação tecnológica. A Sesan salienta que o novo sistema precisou de um longo processo técnico e jurídico, mas chega para mudar efetivamente para muito melhor a varrição, coleta do lixo, retirada de entulhos, o tratamento de resíduos e o bem-estar em todos os bairros e distritos da cidade", finaliza a nota.

Como funciona o Você Repórter?

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS