Artesã Arlete Marques denuncia estrutura precária na passagem Tito Franco
Problema tem causado avarias em veículos, danos a pneus e forçado motoristas a subir na calçada
A passagem Tito Franco, entre a rua do Utinga e a avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza, em Belém, está em situação precária, com buracos e falta de manutenção, segundo a artesã Arlete Marques, de 63 anos, que mora na área. O problema tem causado avarias em veículos, danos a pneus e forçado motoristas a subir na calçada, colocando em risco tanto condutores quanto pedestres. “Nós já estamos passando por essa situação há três anos e agora piorou de vez”, lamenta Arlete.
A moradora relata que um buraco foi aberto no local, mas não foi fechado de forma correta, causando prejuízos para quem reside ou passa pela região. Com isso, as pessoas passaram a descartar entulho e os tubos ficaram obstruídos, gerando alagamentos. Segundo Arlete, basta uma chuva para que as casas fiquem alagadas. “A nossa casa enche cada vez que chove e é água de esgoto. Não é no quintal, é dentro de casa, entra e sai pelo ralo do banheiro. A gente já perdeu móveis, a maioria dos vizinhos está sendo prejudicada”, afirma.
VEJA MAIS
Arlete denuncia que um dos vizinhos já não consegue mais alugar a casa por conta da situação precária da passagem. “É um prejuízo muito grande. Os carros sobem na calçada em função do bueiro, se arrebentam e nossa calçada fica toda quebrada. Aqui é uma casa cheia de idosos e a gente corre risco de pegar doenças sérias com toda essa imundície que fica aqui depois da chuva”, conta.
A artesã afirma que já faz tempo que os moradores pedem por uma solução efetiva. Ela reclama que a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) contribui para a piora do local. “Não sei qual é essa lógica deles: mandam asfaltar e depois mandam esburacar. Quando a equipe da Cosanpa esteve aqui, eu perguntei por que estavam cavando de novo e eles responderam que é a sequência de pedidos, de solicitações. Isso é ridículo, asfaltar e depois esburacar", reclama a moradora.
A redação integrada de O Liberal solicitou posicionamento da Cosanpa e da Secretária Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). Em nota, a Cosanpa informa que enviará uma equipe técnica ao local. “Se o problema for de responsabilidade da Cosanpa, os serviços necessários serão programados. A Cosanpa reforça que não há registros no sistema sobre a situação na área e orienta que qualquer pessoa pode informar pelos canais de atendimento. Para chamadas, 0800 0195 195, WhatsApp (91) 3122-7194 ou chat online em www.cosanpa.pa.gov.br”, diz a nota.
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), informa que o bairro citado receberá agendas de recuperação asfáltica por meio da Operação Tapa-Buraco, que agora está em sua nova fase, trazendo serviço de nivelamento da tampa do bueiro com as vias.
As equipes atuarão para resolver as imperfeições asfálticas no bairro nos próximos dias. As ações de manutenção e recuperação da passagem Tito já estão sendo programadas.
Desde que iniciou a Operação, já foram utilizadas mais de 8 mil toneladas de asfalto, 300 km de vias foram recuperadas e 23 bairros foram contemplados.
*Ayla Ferreira, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Camila Moreira, Chefe de Reportagem
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA