PSDB lança Pioneiro ao Senado e oficializa apoio a Helder

Ex-prefeito de Ananindeua já presidiu a Alepa e diz que municipalismo deve ser prioridade

O Liberal
fonte

A federação PSDB-Cidadania realizou convenção, na tarde deste sábado (30), para oficializar o nome de Manuel Carlos Antunes, conhecido como "Pioneiro", como candidato ao Senado.

O ex-prefeito de Ananindeua, cargo que exerceu por quatro mandatos, está na política desde 1988 e, enquanto deputado estadual, presidiu a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Segundo o candidato, a principal pauta a ser defendida por ele no Congresso deve ser a do fortalecimento dos municípios, a partir de uma reavaliação do pacto federativo que busque uma repartição mais justa dos recursos arrecadados pelo governo.

VEJA MAIS

image Convenções partidárias já oficializaram cinco candidaturas ao Governo do Pará, até o momento
PL, PSOL, Solidariedade, PMB e PROS vão disputar o Executivo estadual com Zequinha Marinho, Cleber Rabelo, Major Marcony, Sofia Couto e Shirley Alves

image Pará já tem os dois primeiros registros de candidatura na Justiça Eleitoral, informa Repórter 70
Partidos devem escolher os candidatos durante as convenções, que seguem até o dia 5 de agosto; prazo para o pedido do registro no TRE termina dia 15 de agosto

"O foco tem que ser no municipalismo, pois tudo acontece nas cidades. Hoje quem fica com a maior fatia de tudo é o Governo Federal. O Fundo de Participação dos Municípios é muito pouco para sustentar as pessoas. O que é repassado para os municípios é muito pouco tendo em vista que tudo flui dentro do município. Outra pauta importante é garantir alimentação barata na mesa das pessoas", afirma. 

Pioneiro vai enfrentar pelo menos outros dois candidatos apoiados pelo governador Helder Barbalho (MDB): o deputado federal Beto Faro (PT) e o ex-senador Flexa Ribeiro (PP). Além disso, outro ex-senador também estará nas urnas, mas pelo lado bolsonarista: Mário Couto (PL).

Mas nada disso assusta o candidato: "nenhuma eleição é mais difícil que a outra. Já disputei eleição em Ananindeua contra dois deputados estaduais e venci. Eleição é eleição. Não tem essa de uma ser mais apertada que a outra. Temos vários candidatos, respeito todos. Mas com toda a minha boa convivência, que tive com vários presidentes e governadores nesses 30 anos de vida pública, acho que estamos largando na frente", destacou. 

image Partido terá 60 candidatos a deputados estaduais e federais (Márcio Nagano/O Liberal)

Ambos os partidos também oficializaram 18 candidaturas para deputado federal e 42 a deputado estadual. Nos cálculos dos dirigentes, o objetivo é eleger seis para a Alepa e outros dois para a Câmara.

O evento também selou o apoio dos tucanos à reeleição do governador Helder Barbalho, após 30 anos de rivalidade acentuada contra o MDB no Estado. Ao discursar para a militância pessedebista, Helder fez questão de refletir sobre o tema.

"Muita gente imaginou que nunca seria possível essa cena que estamos vendo hoje. Quando assumi o governo eu tinha a clara compreensão de que havia dois caminhos: a continuidade da rivalização política ou o caminho de não perder nenhum minuto de energia com briga. Hoje damos uma demonstração de que a paz na política do Pará é um dos nossos pilares", disse ele, em um discurso no qual citou o ex-governador tucano Almir Gabriel e pediu que os eleitores deixassem "esse negócio de esquerda e direita para a placa de trânsito", em meio a diversos coros de "Fora, Bolsonaro".

Apesar de fazer parte da federação, nenhum representante do Cidadania esteve no evento, já que o partido optou por não apoiar Barbalho na eleição de outubro. Apesar da discordância, o presidente do partido no Pará, o deputado federal Nilson Pinto, saudou a parceria estabelecida nacionalmente.

"Essa eleição vai ser histórica. Só os fortes vão sobreviver. Só vai continuar existindo que conseguir eleger deputados federais em pelo menos dois estados. O PSDB só tende a ficar mais forte", garantiu. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA