CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ministro Alexandre de Moraes vota pela condenação de mais 15 réus pelos atos de 8 de janeiro

Até aqui, o Supremo já condenou 71 pessoas pelos atos antidemocráticos, com penas que variam de três a 17 anos de prisão

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira (16), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou por condenar mais 15 réus acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado, em Brasília, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos três Poderes.

VEJA MAIS

image STF forma maioria para tornar réus policiais militares por 8 de janeiro
PGR denunciou ex-integrantes da cúpula da PMDF por omissão durante a invasão aos Três Poderes

image 8 de janeiro: ministro Alexandre de Moraes vota para tornar ré cúpula da Polícia Militar do DF
Para o ministro, denúncia apresentada pela PGR demonstra que os PMs tinham conhecimento do risco de invasão das sedes dos três Poderes

image STF vota pela condenação de mais 29 réus por atos golpistas de 8 de janeiro
Relator do caso, ministro Alexandre de Moraes propõe penas que variam de 14 a 17 anos de prisão

Esses julgamentos ocorrem no Plenário virtual, em que os votos são depositados por via eletrônica, sem discussão. Ele é o relator das ações penais e, até o momento, foi o único a votar. O prazo para os demais ministros se posicionarem vai até 23 de fevereiro.

Moraes propõe aos 15 réus em julgamento penas que variam de 12 a 17 anos de prisão. Todos são acusados pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Balanço prisões 08 de janeiro

Até aqui, o Supremo já condenou 71 pessoas pelos atos antidemocráticos, com penas que variam de três a 17 anos de prisão. Eles ainda foram condenados a pagar de modo solidário uma multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. Até o momento, os condenados integram o grupo de pessoas que participaram diretamente dos atos violentos.

Estão suspensos ainda os julgamentos de mais de mil pessoas presas em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, acusadas de incitar os crimes, enquanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) negocia acordos de não persecução penal.

Já as investigações contra autoridades omissas, financiadores e mentores intelectuais dos atos golpistas seguem em andamento. Nesta semana, por exemplo, a Suprema Corte alcançou maioria de votos para tornar réus sete integrantes da antiga cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), todos acusados de omissão no caso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA