CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Justiça ordena divulgação da lista de radicais liberados após audiência de custória

507 pessoas já passaram por audiência de custódia, mas nenhum alvará de soltura foi expedido, segundo a Seape-DF

O Liberal
fonte

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal determinou que a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) divulgue a lista de radicais presos em Brasília e liberados após audiência de custódia. A decisão atende a um pedido feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No total, 1.398 pessoas foram detidas após os ataques às sedes dos três poderes. As informações são do portal G1.

Desde a última quarta-feira (11), as audiências são realizadas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) e o Ministério Público Federal no DF (MPF-DF). No entanto, cabe ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes a decisão de soltar ou não as pessoas ouvidas. Até a manhã deste domingo (15), 507 audiências de custódia teriam ocorrido.

image Papuda, para onde radicais presos após atentado em Brasília foram levados, está superlotada
O complexo tem capacidade para cerca de 5,8 mil detentos, mas abriga uma população carcerária de cerca de 13,2 mil pessoas

image Papuda, para onde radicais presos após atentado em Brasília foram levados, está superlotada
O complexo tem capacidade para cerca de 5,8 mil detentos, mas abriga uma população carcerária de cerca de 13,2 mil pessoas

image Atos ocorridos em Brasília constituem crime de terrorismo ou não?
Advogados paraenses discordam sobre a tipificação dos crimes, mas concordam sobre a gravidade da situação e a necessidade de punição exemplar aos envolvidos

image Casal dono de madeireira de Novo Progresso está entre os presos por atos terroristas em Brasília
Os nomes aparecem em relação divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal; ao todo, lista mostra 1.398 pessoas

Porém, a Seape-DF afirmou ao portal G1 que ainda não recebeu nenhum alvará de soltura para cumprimento. "A Seape irá atender à decisão e divulgar os nomes tão logo haja liberações", afirmou a pasta. Já o interventor federal da Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, disse que a expectativa é que as oitivas encerrem ainda neste domingo.

Em seu pedido, a OAB argumenta que a divulgação é necessária para evitar tumulto, visto que a falta de informações pode levar familiares dos detidos às portas das unidades prisionais. "A listagem deverá conter somente os nomes daqueles que, após as consultas de praxe, não contenham outras ordens de prisão em seu desfavor que inviabilize a soltura", determinou a juíza Leila Cury em sua decisão.

image Defesa de Bolsonaro se pronuncia após Moraes atender pedido de investigação sobre atos terroristas
Ex-presidente será incluído em inquérito que apura os atos do último domingo (8) nos prédios dos Três Poderes

image Anderson Torres chega a Brasília neste sábado (14) e é preso pela Polícia Federal
O ex-ministro de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do DF voltou dos Estados Unidos. Ele tem mandado de prisão expedido pelo STF.

Ao todo, 1.398 pessoas foram presas pelos ataques em Brasília, sendo 904 homens que foram levados ao Centro de Detenção Provisória 2, no Complexo da Papuda, e 494 mulheres, que foram encaminhadas à Penitenciária Feminina do DF, conhecida como Colmeia.

Contudo, as duas unidades ficaram superlotadas após as prisões dos bolsonaristas radicais. A Penitenciária da Papuda tem 1.176 vagas e, atualmente, está com 2.139 pessoas detidas. Já na Penitenciária Feminina há 1.028 vagas, mas o número atual de detentas é de 1.148. "O sistema prisional aqui do Distrito Federal tem que absorver os que ficarão", afirmou Cappelli.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA