CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Eleições 2024: veja quem são os oito pré-candidatos a prefeito em Belém

Everaldo Eguchi e Eder Mauro (PL) ainda não foram anunciados oficialmente

Amanda Engelke e Igor Wilson
fonte

Faltando pouco menos de três meses para a abertura do período determinado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias, as negociações por alianças e lançamentos de pré-candidaturas em Belém seguem a todo vapor. Até agora, a capital paraense conta com pelo menos oito postulantes ao cargo de prefeito. O mais recente anúncio ocorreu na última quarta-feira, 24 de abril, pelo Podemos, que confirmou a pré-candidatura de Jefferson Lima.

Conforme o calendário divulgado pela Justiça Eleitoral, os partidos deverão realizar suas convenções entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. E é somente neste momento em que as agremiações irão, oficialmente, deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como ao cargo de vereador. Definidas as candidaturas, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes escolhidos na Justiça Eleitoral.

Já a pré-candidatura permite que uma pessoa expresse publicamente seu desejo de disputar um cargo eletivo e inicie algumas atividades de pré-campanha, mesmo antes do registro oficial de sua candidatura, como forma de se apresentar aos eleitores. Esta fase está também regulamentada pelas normas eleitorais, sobretudo pela Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), e é marcada pelo apoio e ratificação dos partidos políticos.

Entre as pré-candidaturas já ratificadas pelos partidos, além de Jefferson Lima, estão a de Edmilson Rodrigues, atual prefeito pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol); do atual secretário de Cidadania do Pará, Igor Normando, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB); do deputado estadual Thiago Araújo, pelo Republicanos; da ativista Wellingta Macêdo, pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU); e do professor Ítalo Abati, pelo Novo. 

Podem se juntar à lista Everaldo Eguchi e Eder Mauro (PL). O primeiro, que recentemente se filiou ao Podemos e anunciou sua saída logo depois, se apresenta como pré-candidato à prefeitura da capital paraense em suas redes sociais, no entanto, permanece sem legenda. A assessoria de Eguchi informou que o político se pronunciará na próxima semana sobre um novo partido. O nome de Eder Mauro pode ser anunciado oficialmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que virá ao Pará no próximo mês de maio para lançar pré-candidatos a prefeito pela legenda em municípios do Estado e manifestar apoio a esses nomes.

Veja quais são os pré-candidatos à prefeitura de Belém (em ordem aleatória):

  • Edmilson Rodrigues (Psol)
  • Igor Normando (MDB)
  • Jefferson Lima (Podemos)
  • Thiago Araújo (Republicanos)
  • Eder Mauro (PL)
  • Delegado Eguchi (Sem legenda)
  • Wellingta Macêdo (PSTU)
  • Ítalo Abati (Novo)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA