logo jornal amazonia

Polícia Civil investiga desaparecimento de estudante indígena da UFPA

Clailson Wanawa está desaparecido desde o dia 26 de maio deste ano, quando foi visto pela última vez no Complexo Cultural Vadião

Fabyo Cruz
fonte

O desaparecimento do estudante indígena Clailson Wanawa, 21 anos, está sendo investigado pela Delegacia de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil (PCPA). A informação foi confirmada pela PCPA à reportagem de O LIBERAL na tarde desta segunda-feira (29). Clailson cursa educação física na Universidade Federal do Pará (UFPA) e é integrante da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da instituição, a APYEUFPA. Ele está desaparecido desde o dia 26 de maio deste ano, quando foi visto pela última vez no Complexo Cultural Vadião, no bairro do Guamá, em Belém.

Clailson estuda na UFPA há um ano e quatro meses. Ele reside no bairro do Guamá, onde convive com cinco familiares, entre eles, o tio Izaque Erayhe. O familiar conversou com a reportagem, na tarde desta segunda-feira (29), e disse que o sobrinho foi à universidade na sexta-feira, porém não chegou a assistir às aulas daquele dia, conforme um professor informou à família. No entanto, amigos de Clailson afirmaram que o viram no Complexo Cultural Vadião no dia 26.

VEJA MAIS

image Polícia Federal prende três pessoas com arma e ouro ilegais em Redenção
A suspeita é de que os suspeitos sejam responsáveis pela logística de garimpos na Terra Indígena de Kayapó, transportando ouro, suprimentos e trabalhadores

image Em Cannes, Alok recebe homenagem por atuação na causa indígena brasileira
O DJ foi reconhecido pelo engajamento na preservação das culturas indígenas e recebe homenagem

image Incêndio supostamente criminoso destrói escola indígena em Santarém
Trinta cadeiras foram destruídas, além de um motor gerador de energia, foram destruídos pelas chamas. A Polícia Civil investiga o caso

Nesta segunda-feira (29), a família de Clailson esteve na UFPA para conversar com o reitor da instituição, Emmanuel Tourinho. “Ele disse que vai nos ajudar na busca por informações e irá disponibilizar as imagens das câmeras de segurança. Lá mesmo, na sala do reitor, nós conversamos com o responsável pela segurança da universidade”, afirmou Izaque Erayhe.       

Nas redes sociais, a APYEUFPA promove uma campanha para tentar encontrá-lo. Em uma publicação na internet, a associação informou que “os familiares já acionaram a Polícia, mas as providências serão tomadas apenas na segunda-feira”, no caso, neste dia 29 de maio.

A reportagem solicitou um posicionamento sobre o caso às polícias Civil e Militar, assim como também à instituição de ensino superior onde Clailson estuda. Até o momento, somente a PCPA respondeu  a demanda. 

image Da Amazônia para o mundo: ator manaura participa do Festival de Cannes para lançamento de filme
Adanilo é indígena e interpreta papéis com ligação aos povos originários. Um dos papéis recentes foi na segunda temporada de Cidade Invisível, série gravada em Belém

image Alepa aprova criação de comissão para acompanhar retirada de não indígenas no Alto Rio Guamá
Mesa diretora deve definir os membros esta semana

image Crianças sobreviventes de queda de avião estão abrigadas em aldeia indígena, diz governo colombiano
Crianças estavam desaparecidas após o acidente aéreo que resultou na morte de três pessoas

Leia a nota da Polícia Civil abaixo na íntegra: 

“A Polícia Civil informa que o desaparecimento do indígena Claison Wanawa é investigado pela Delegacia de Pessoas Desaparecidas. Diligências são realizadas para localizá-lo. Informações que auxiliem nas investigações podem ser repassadas via Disque-Denúncia, pelo número 181. O sigilo é garantido”.

De acordo com a Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA), quem tiver informações sobre o paradeiro de Claison pode entrar em contato pelos números (91)98260-1465 ou (97)99137-6599.    

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA