Servidores da UFPA, Ufra e Ufopa entram em greve

Paralisação abrange mais de 40 instituições de ensino superior em todo o País e exige, entre outras pautas, reajuste salarial

O Liberal
fonte

Servidores de mais de 40 instituições de ensino superior em todo o País, representadas pela Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), aderiram à greve da categoria nesta segunda-feira (12). Entre eles estão funcionários das universidades Federal do Pará (UFPA), do Oeste do Pará (Ufopa)do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e dUniversidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

VEJA MAIS

image Infovia que conecta Belém e Macapá com fibra óptica começa a ser implantada
Cerimônia foi realizada nesta segunda (11) no Campus Guamá da UFPA e contou com a presença de ministros, do reitor e representantes da EAF

image Para encerrar greve no BC, governo aumenta proposta de reajuste salarial para 23%
Segundo presidente do sindicato da categoria, a proposta do governo será apreciada pela categoria em assembleia prevista para começar às 14h30 de hoje

Membros do Sindicato dos Técnicos Administrativos Ativos, Aposentados e Pensionistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Pará (Sindtifes-PA) realizaram um ato público na manhã de hoje, no campus da UFPA do Guamá, e apresentaram as principais reivindicações da categoria, que incluem um cronograma para a reposição das perdas salariais, estimadas em cerca de 53% desde 2010, e a reformulação da carreira, apontada como a de pior remuneração dentro do Executivo Federal. 

"Hoje nós vivemos uma grande rotatividade de técnicos-administrativos em todos os níveis nas universidades, porque nossa carreira é a menos atraente do serviço público federal. Precisamos de valorização", disse Marcos Soares, coordenador geral do Sindtifes-PA.  

O motivo central da greve é a exigência de reajuste salarial. Segundo os TAEs, o governo federal propôs um reajuste zero em 2024 e não apresentou perspectivas de reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) após diversas rodadas de negociação ao longo de 2023. 

A Redação Integrada de O Liberal entrou em contato com o governo federal sobre a paralisação dos servidores e aguarda retorno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ