MENU

BUSCA

Igreja católica de Barcarena realiza ação contra a fome em alusão à Campanha da Fraternidade

No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Igor Wilson

Alumínio, caulim, soja. Boa parte da riqueza do Pará passa por Barcarena. Apesar disso, o município, que em 2021 foi eleito a 8ª melhor cidade do Brasil para se investir no setor industrial, amarga um índice nada honroso. Segundo o Censo 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 30% da população barcarenense está na pobreza.

VEJA MAIS

A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade, convocando todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”.

Expressão de comunhão, conversão e partilha, a Campanha desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos.

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2023, a coleta será realizada no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

Pará